Do futebol europeu para o Fortaleza: esquema com três zagueiros é o sistema tático da vez

O sistema tático com o trio de defensores é o movimento da vez entre as escolas de treinadores em ação no futebol europeu e tem sido usado no Brasil

Com a chegada de Juan Pablo Vojvoda ao Pici, o Fortaleza passou a atuar com três zagueiros no esquema 3-5-2 com variação para o 3-4-3. O sistema tático com o trio de defensores é o movimento da vez entre as escolas de treinadores em ação no futebol europeu e tem sido usado no Brasil. No episódio 159 do FutCast, o podcast do O POVO, o assunto foi discutido a partir dos 21min59s (programa disponível na íntegra abaixo).

+ Fortaleza encara Flamengo no Maracanã e quer pontuar para seguir entre os primeiros

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na Série A do Campeonato Brasileiro, os dois times na ponta da tabela utilizam esquemas semelhantes com três zagueiros. O Athletico-PR, do técnico português Antônio Oliveira, lidera a competição nacional, enquanto o Fortaleza, do argentino Vojvoda, aparece em segundo. Os sistemas adotados nas equipes paranaense e cearense fazem a saída de bola com a trinca de defensores, buscam dominar a posse de bola e têm alas com funções ofensivas importantes na criação e na conclusão de jogadas.

Sem a bola, os times fazem uma linha defensiva com cinco jogadores. Além dos três zagueiros, os alas descem para compor a última barreira da defesa.

Em cinco partidas no Brasileirão, os alas do Fortaleza participaram diretamente de cinco gols. Lucas Crispim contribuiu com uma assistência, enquanto Yago Pikachu balançou as redes três vezes e deu um passe para gol. Já no Athletico-PR, os alas somam quatro participações diretas em gol. Marcinho tem três assistências e Abner possui uma.

+ Felipe Alves crê em jogo difícil contra o Flamengo, mas prega: "Vamos ter nosso momento de sermos agressivos"

O Palmeiras, do técnico português Abel Ferreira, usou o esquema com três zagueiros com êxito na temporada passada, quando o Alviverde foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.

"Com o tempo foi voltando o esquema com três zagueiros, tendo sucesso mundial. O Chelsea, do Conte. Na primeira temporada do Conti, ele chegou e foi campeão da Premier League jogando com três zagueiros. Depois disso outros clubes tentaram adotar, o Arsenal, entre outros da Inglaterra e da Europa. Muitos times na Itália usam o esquema com três zagueiros. Existe um movimento. Aqui no Brasil demora a ser utilizado por técnicos brasileiros,- o Rogério Ceni tentou no Fortaleza -, porque há muita crítica. Há um nível intelectual para discutir futebol no Brasil muito baixo. Quando se fala em três zagueiros já pensam que é um esquema defensivo, mas na verdade não é. Os treinadores acabam aceitando e mudam. Foi o que aconteceu com o Ceni. E tem que vir caras de fora para tentar mudar isso, escalar o time com três zagueiros sem ser contestado. Existe um movimento, está mudando, e que bom que essa mudança passa pelo nosso futebol", analisou o repórter da rádio O POVO CBN, Gerson Barbosa, no episódio 159 do FutCast.

Na Eurocopa, seleções de destaque e candidatas ao título utilizam o esquema com três zagueiros. É caso da Bélgica, do técnico espanhol Roberto Martínez, e da Alemanha, do treinador alemão Joachim Löw. Os belgas se classificaram em primeiro no grupo B com 100% de aproveitamento após baterem a Dinamarca, Finlândia e Rússia. Já os alemães estão em segundo no grupo F, com um triunfo e um revés, e decidem a vaga para a próxima fase em duelo contra a Hungria, nesta quarta-feira, 23.

A retomada do sistema com trio de defensores ganhou novas características. O esquema é visto atualmente com possibilidades de se aplicar futebol ofensivo. No começo dos anos 2000, a trinca de zagueiros foi bastante utilizada, mas recebia certa rejeição e era tida como tática de retranca. A seleção brasileira pentacampeã em 2002 jogava no 3-5-2 e começou a campanha na Copa do Mundo com olhares desconfiados da torcida canarinho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VOJVODA FORTALEZA ESQUEMA COM TRÊS ZAGUEIROS VOJVODA 3-5-2 FORTALEZA FORTALEZA ESPORTE CLUBE TRÊS ZAGUEIROS FUTEBOL EUROPEU

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar