Participamos do

Neymar acusado de estupro por mulher: confira o que se sabe até agora sobre as investigações

A mulher que acusou Neymar de estupro entregou imagens e um "dossiê" à Polícia. Caso veio a público no sábado, 1º, durante o período de folga dos jogadores na preparação da Seleção para a Copa América
21:43 | Jun. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado Às 23h25min de 07/06/2019

O jogador de futebol da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG) Neymar Jr. é acusado de estupro por uma mulher. A denúncia foi feita na última sexta-feira, 31, e veio a público no sábado, 1º, durante o período de folga dos jogadores na preparação da Seleção para a Copa América.

O documento foi averbado no dia anterior, na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, São Paulo, referente a ocorrência do dia 15 de maio, em Paris. O inquérito policial segue em sigilo e o nome da mulher também é mantido em segredo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mulher que acusou o jogador entregou imagens e um "dossiê" à Polícia. Os vídeos mostram que o atleta se comportou de forma agressiva antes do suposto crime, em Paris.

Neymar chegou a publicar um vídeo no dia 2 de junho, negando o caso e expondo a suposta conversa com a mulher que o denunciou. As imagens, entretanto, foram deletadas pelo Instagram na madrugada de segunda-feira, 3.

Como a relação entre Neymar e a mulher começou?

De acordo com o B.O., os dois se conheceram por meio da rede social Instagram. A conversa migrou para o WhatsApp, quando Neymar ofereceu passagem e hospedagem para a mulher viajar a Paris para conhecê-lo. Ela ficou hospedada no Sofitel Arc Du Triomphe e lá recebeu visita do jogador.

O suposto estupro teria acontecido no hotel?

A conversa divulgada por Neymar revela interesse de ambos na relação sexual. A acusação da mulher, todavia, é de que Neymar chegou ao hotel no dia 15 de maio, por volta de 20h, embriagado. Após trocas de carícias ele teria ficado agressivo e, mediante violência, praticado relação sexual sem o consentimento da vítima. Ela ainda disse à Polícia que voltou ao Brasil no dia 17 de maio e que estava abalada emocionalmente, com medo de registrar a ocorrência. 

Foi comprovada agressão?

Laudo médico da mulher foi assinado por médico particular. O documento aponta problemas gástricos, perda de peso e sintoma de estresse pós-traumático. As informações são do UOL. Conforme a reportagem, o exame fora feito em 21 de maio, seis dias após a data que a mulher alega ter sofrido o abuso.

Ainda de acordo com o portal de noticias, o laudo relata "dor, perda de peso, ansiedade e problemas gástricos pós-episódio de estresse emocional e hematomas provenientes de agressões na região das nádegas e pernas".

Entre hipóteses do diagnóstico estão transtorno misto ansioso e depressivo e síndrome dispéptica. Segundo o portal, a representação mostra partes do corpo "roxas". A mulher teria se queixado de "tremor" nos locais das agressões.

O que Neymar argumentou?

Em vídeo no Instagram, sábado, ele negou ter cometido estupro e expôs a suposta conversa que teve com a mulher. Há mensagens expostas desde o mês de março, com conteúdo erótico explícito e arranjos da ida dela à França.

No suposto diálogo do dia 16, no qual teria ocorrido o crime, a mulher o procura. A ideia do vídeo postado era tentar conquistar a opinião pública. 

"Quem me conhece sabe do meu caráter, da minha índole, sabe que eu jamais faria algo desse tipo", justifica. Ele, então, narra a sua própria versão do fato. "Porque o que aconteceu foi uma relação entre homem e mulher dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal. No dia seguinte não aconteceu nada demais. A gente continuou trocando mensagem, ela me pediu uma lembrança pro filho e eu ia levar. E agora fui pego de surpresa por causa disso", contou o jogador.

A assessoria de imprensa de Neymar divulgou também um comunicado dizendo que a equipe do jogador foi vítima de tentativa de extorsão praticada por um advogado de São Paulo que representaria os interesses da suposta vítima. Leia mais abaixo.

O vazamento de imagens íntimas é crime?

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investigará Neymar por vazamento de fotos e vídeos íntimos da mulher que o acusa. O caso está sendo apurado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). 

O crime de vazamento de fotos íntimas é previsto no artigo 218-C do Código Penal Brasileiro e, caso haja condenação, prevê pena de um a cinco anos de reclusão.

Neymar pode ser processado no Brasil?

Sim. Apesar de o suposto crime ter acontecido em Paris, o jogador pode ser processado no Brasil porque, se um ato cometido por um brasileiro contra outro brasileiro no exterior estiver previsto como crime no Código Penal do Brasil, há a possibilidade. É o princípio da extraterritorialidade. A informação é de especialistas ouvidos pelo portal UOL. Neymar será ouvido pela Polícia nesta sexta, 7.

Confira a nota da assessoria de Neymar:

"Apesar de ter ficado surpreso com a notícia, os fatos já eram de conhecimento do atleta e do seu estafe, tendo em vista que há poucos dias foi vítima de tentativa de extorsão, praticada por um advogado da cidade de São Paulo, que, segundo a sua versão, representava os interesses da suposta vítima.

Os advogados do atleta foram imediatamente comunicados e desde então estão adotando todas as providências pertinentes.

Diante do infeliz, ilegal e ultrajante acontecimento, repudiamos completamente as injustas acusações e, sobretudo, a exposição na imprensa de uma situação extremamente negativa. Todas as provas da tentativa de extorsão e da inexistência de estupro serão apresentadas à Autoridade Policial oportunamente".

Identidade da mulher que acusa Neymar e entrevista ao SBT

A identidade da mulher que acusa Neymar de estupro finalmente foi revelada. Nessa quarta-feira, 5, a suposta vítima concedeu entrevista ao SBT, onde foi revelado seu nome: Najila Trindade Mendes de Souza.

Na entrevista, Najila revela que sofreu agressões físicas. Ela ainda afirmou que Neymar ficou irritado após o pedido do uso de preservativo para realizar relação sexual.

Najila contou que havia o desejo de transar com Neymar, mas que o consenso para o sexo foi interrompido a partir do momento que se tornou agressivo e que se recusou a usar camisinha. "A partir do momento que ele me segurou violentamente me batendo ele estava me obrigando a ficar ali naquele lugar", declarou.

Vídeo da agressão

Pouco tempo após a entrevista ao SBT um vídeo do segundo dia de encontro no hotel foi vazado nas redes sociais. No vídeo, a modelo Najila Trindade se deita por cima de Neymar na cama, e é possível escutar barulho de beijos.

Após algum tempo deitados, Najila se levanta e afirma que ele a agrediu no dia anterior. “Você me agrediu aqui ontem, você me deixou sozinha”, declarou. Neymar pede calma e a moça lhe dá um tapa.

Repórter afastado da Globo por envolvimento no caso

Na noite de quarta-feira, 5, William Bonner anunciou o afastamento de Mauro Naves durante exibição do Jornal Nacional. Naves ficará afastado da cobertura esportiva por tempo indeterminado. O afastamento aconteceu após a descoberta de que o repórter passou o número do pai de Neymar para o ex-advogado de Najila.

Mudança de advogados

Dois advogados já deixaram o caso. O primeiro, José Edgar Bueno, deixou na segunda-feira, 3. Já a segunda advogada, Yasmin Pastore Abdalla, anunciou saída nesta quinta-feira, 6 de junho. Agora a modelo segue com Danilo Garcia de Andrade.

Em entrevista ao SBT, a modelo afirmou que o primeiro advogado do caso tentou conseguir dinheiro de Neymar sem seu conhecimento. Após a decisão de Najila em tornar o caso público, ele abandonou o caso.

Listen to "#84 - O que o caso Neymar diz sobre a cultura do estupro" on Spreaker.

Casa arrombada

Na última quinta-feira, 6, a segunda advogada de Najila, Yasmin Pastore Abdlla, afirmou que o apartamento da cliente havia sido invadido naquela tarde. Antes de deixar o caso, a ex-advogada afirmou que esse era o motivo da modelo não poder prestar depoimento.

Pouco tempo após a declaração, a proprietária do apartamento, Verena Fiora, afirmou em entrevista à Rede TV que na verdade a porta teria sido aberta pela empregada da casa, propositalmente. A dona ainda afirmou que haviam gravações da câmera de segurança.

Prints com o resto da conversa entre Neymar e Nájila

Em novos prints de conversas entre Neymar e Najila, divulgados pela Record TV e Rede Globo, veio a público o restante das mensagens entre os dois. Nos prints, é possível saber detalhes sobre a segunda noite de encontro.

O encontro aconteceu em um hotel onde Najila estava hospedada, na França, no dia 16 de maio. “Independente do que você fez comigo, eu te perdoo. Fica bem aí. Qualquer coisa manda mensagem", enviou o jogador para a modelo após deixar o quarto.

Ainda na conversa, a modelo enviou fotos da bunda, com marcas de hematomas. "Pode me bloquear. Eu vou sumir, vou acabar com essa (palavrão) que estou sentindo. Não sei explicar", escreveu.

Neymar afirmou que Najila pediu "mais", e que ela "foi culpada também". "“Tá doido?”, questionou. “Eu pedi para parar e você até pediu desculpas, mas agora mais uma pra terapia”, respondeu

Nájila passa mal após depoimento

Najila Trindade passou mal nesta sexta-feira, 7, após quase seis horas de depoimento sobre a denúncia de estupro contra Neymar. Na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, ela teve dificuldade de comunicação e interrompeu respostas várias vezes, chegando a passar mal.

A modelo deixou a delegacia rodeada por policiais e carregada nos braços do advogado, Danilo Garcia de Andrade. Em carro da polícia a modelo foi levada ao hospital.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags