Roberto Cláudio diz que não quer "polemizar" ou criar "antagonismo" com Izolda

Pedetista diz que campanha de Elmano Freitas ainda não esclareceu denúncia sobre convênios com prefeituras

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) repercutiu na manhã desta sexta-feira, 16, os mais recentes embates com a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). O pedetista afirma que não tem interesse em "polemizar" com a gestora, mas quer esclarecimentos sobre o que considera como "denúncia grave” de cooptação de prefeitos para apoio da campanha do PT, representada por Elmano Freitas.

Durante a última quinta-feira, 15, os ex-aliados subiram o tom e acirraram os conflitos em relação à disputa pelo Palácio da Abolição nas eleições de 2022. Izolda foi às redes sociais criticar uma peça da propaganda eleitoral de RC no rádio e na TV, que aborda uma determinação judicial da Corregedoria Regional Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que proibia o repasse de qualquer recursos do Governo aos municípios até o fim do 2º turno, exceto as destinadas "execução de obra ou serviço em andamento".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Honestamente, a nossa campanha não tem o menor interesse em polemizar ou construir algum tipo de antagonismo com a atual governadora Izolda Cela. Nós temos dois adversários, há outras duas campanhas que são as campanhas com que a gente tem mais de perto protagonizado os embates ideológicos e propositivos”, disse o político em entrevista ao O POVO.

Apesar de afirmar que não pretende entrar em confronto com a atual chefe do Executivo cearense, Roberto disse que Elmano ainda não elucidou a denúncia protocolada na Justiça Eleitoral. “A nossa campanha tornou público um fato jurídico que não mereceu ainda da campanha do meu adversário, do Elmano, o devido esclarecimento. Um fato, uma denúncia grave, inclusive, que impôs uma ação de busca e apreensão. A gente não ouviu da campanha do adversário nenhum tipo de esclarecimento”, explicou o pedetista.

A peça veiculada pela coligação de RC reúne uma série de notícias de veículos de comunicação e fala da determinação judicial para que não ocorram as transferências de dinheiro para as prefeituras. A inserção aponta como motivo "denúncias de compra de apoio de prefeitos à candidatura Elmano" e "provas de que houve compra milionária de apoio".

Na sequência, a mídia menciona o cumprimento de mandado de busca e apreensão na Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Estado, e ainda afirma que a resposta de Camilo Santana (PT), candidato a senador, da governadora Izolda e de Elmano é o silêncio.

Entretanto, a operação citada pelo ex-prefeito foi alvo da abertura de um processo administrativo por parte do TRE-CE. Em meio nota divulgada ainda na quinta, o órgão afirmou que resolveu o "equívoco" e vai apurar “eventuais responsabilidades” que resultaram na ação da Polícia na SOP.

A ação foi realizada na última terça-feira, 13, quando os agentes da Polícia Federal, após solicitação do Tribunal, cumpriram mandados de busca e apreensão na sede do órgão do governo cearense, para recolher cópias de documentos relativos à execução de convênios da gestão. No entanto, mais tarde, o TRE-CE reconheceu, segundo o Governo, que já havia recebido os registros que motivaram a diligência policial.

Durante a entrevista, Roberto Cláudio voltou a dizer que não queria “polemizar” individualmente e que isso não seria da sua “natureza pessoal". “As campanhas precisam se distinguir e apresentar quais são suas distinções, quais são as contradições de cada uma e dar explicações. O intuito dessa campanha que está no ar, basicamente, é apresentar um fato jurídico concreto e esperar que a campanha possa se manifestar e esclarecer o que está posto”, conclui.

A reação de Izolda, Elmano e Camilo

“Lamento que se use de medidas ardilosas e mentiras com objetivos eleitoreiros. Isso é muito feio! Moralmente feio. Competência para governar exige, antes de tudo, a capacidade de se firmar em princípios. Não se deve vender a alma pelo poder. Medidas judiciais serão tomadas imediatamente”, disse Izolda, em publicação nas redes sociais, sobre a peça veiculada pela campanha de RC.

Elmano Freitas, adversário do pedestista na disputa, lamentou o que classificou como ataques “covardes”. "O desespero por ter despencado nas pesquisas, tem feito sua campanha entrar no jogo sujo. São ataques e fakes news, para tentar impedir o meu avanço. É a mesma tática usada por Bolsonaro. Um vale tudo pelo poder. O povo do Ceará não quer e não aceita esse jeito sujo de fazer política”, acrescentou.

Camilo Santana, por sua vez, diz que a situação é “triste e lamentável”. “Peço que Roberto reflita sobre esse caminho que resolveu trilhar, não só de agredir a mim e ao Elmano, que somos adversários nessa eleição, mas principalmente agredir a governadora Izolda Cela, que nem candidata é. Uma mulher séria, que revolucionou a educação do Ceará e que tem governado nosso estado com honestidade e competência”.

O petista disse que RC “pode até continuar” atacando a ele, a quem “dizia ser o melhor governador do Brasil até bem pouco tempo”, mas pediu que o ex-aliado parasse de “agredir” a chefe do Executivo estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 eleições no ceará roberto cláudio izolda cela camilo santana elmano freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar