Movimentos sociais defendem Izolda e dizem que RC adota "estilo misógino do Bolsonaro"

A governadora e o ex-prefeito de Fortaleza protagonizaram embates nas redes sociais

Movimentos sociais divulgaram nesta sexta-feira, 9, uma nota em solidariedade à governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). A ação é uma resposta às recentes declarações do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que disputa o Palácio da Abolição nas eleições de 2022. O pedetista afirma que a gestora terá de se “defender” perante a Justiça diante da denúncias de cooptação de prefeitos para apoio da campanha do PT, representada por Elmano Freitas.

No comunicado, as entidades assemelham a postura de RC ao estilo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Repudiamos veementemente a atitude vil e covarde do candidato ao governo pelo PDT, Roberto Cláudio, que depois de retirar o direito de reeleição da governadora tenta agora agredi-la com inverdades e falsidades, numa postura ao estilo mentiroso e misógino do Bolsonaro, que tenta transformar as eleições num vale tudo”, diz trecho do documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A nota é assinada por movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetraece) e diversos outros setores.

No dia em foi celebrado o bicentenário da Independência do Brasil, os ex-aliados protagonizaram um embate nas redes sociais. “Tenho visto, com surpresa, declarações absurdas do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre o procedimento ético do nosso Governo. Cabe-me o dever de afirmar que não são verdadeiras. E são também covardes e irresponsáveis, na medida em que desvirtuam os fatos e expõem a imagem do nosso Estado e de quem trabalha sério para seu desenvolvimento. Lamento muito tudo isso!”, disse a chefe do Executivo cearense no Twitter.

O pedetista logo respondeu: “A governadora não tem que se justificar para mim, tampouco me atacar. Ela, juntamente com os seus candidatos, Elmano e Camilo, têm que se defender mesmo é perante a justiça e se explicar, de fato, ao povo do Ceará”.

Roberto acusa a gestão de pressionar prefeitos, sob risco de não receberem recursos, para que apoiem o candidato Elmano Freitas, do PT, na disputa pelo governo nas eleições de 2022. Inclusive, o pedetista citou uma decisão do corregedor Raimundo Nonato Silva Santos, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que bloqueou a execução de novos convênios, acrescentando que a imprensa da região Sul do País está classificando o caso de "mensalão cearense".

Ainda na terça-feira, 6, Izolda explicou, em nota, que a ação não atrapalha convênios anteriores ao período eleitoral ou de obras já em andamento, muito menos o “repasse total de recursos do Estado aos municípios”. Lembrou que a decisão da Justiça apenas reproduz o que já é determinado pela legislação eleitoral.

Embate agrava racha entre PT e PDT e gera reações

O embate entre os ex-aliados acentuou ainda mais o racha entre PT e PDT, gerando repercussões entre prefeitos e candidatos nas eleições de 2022. Se referindo a gestora como “querida”, o ex-governador Camilo Santana (PT) disse que Izolda foi “atacada de forma injusta e oportunista” e, em seguida, completou: “É preciso mais respeito na política”.

O coro foi acompanhado por Elmano, que chamou a chefe do Executivo cearense de “mulher séria, honrada e competente”, acrescentando que “o povo cearense reconhece isso”. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), repudiou o que classificou como “acusações levianas” contra a governadora. “Vem conduzindo nosso estado com ética e grande espírito público”, ressalta.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), foi outro que saiu em defesa de Izolda. Ele disse que ela é vítima de “ataques covardes e infundados daqueles que perderam o limite na obsessão pelo poder”. E completou: “À repulsiva moda Bolsonaro, inventam mentiras e passam a repeti-las na tentativa inútil de as transformarem em verdades e com isso enganarem as pessoas. Não passarão”, disse em post publicado nos stories do Instagram.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), fez elogios a gestora, acrescentando que repudia ataques que sejam direcionados a ela. “É uma das pessoas mais íntegras e justas que já conheci, além de uma competência admirável. Terei por ela sempre muito respeito e reconhecimento, assim como o povo cearense. Qualquer tentativa de atacá-la terá sempre meu mais absoluto repúdio", escreveu em seu perfil do Twitter.

Pelo lado de RC, Erika Amorim (PSD), candidata ao Senado na coligação pedetista, foi às redes sociais afirmar que as declarações em defesa da gestora não afastam a “gravidade da denúncia” de cooptação de prefeitos para apoio da campanha do PT. “Quero crer que a própria governadora não tenha conhecimento ou tenha orientado a prática dos citados ilícitos. Mas é fato que existem indícios sérios que devem, sim, ser investigados”, publicou Érika em seus perfis oficiais nas redes sociais”, afirmou.

O vice na chapa do ex-prefeito, Domingos Filho (PSD), foi mais duro e acusou Izolda de cometer "crimes eleitorais" para beneficiar Camilo e Elmano. “Cabe-nos, na defesa de eleições limpas, denunciar os abusos e ilegalidades cometidas à luz do dia e sem qualquer cerimônia, com o objetivo de cooptar prefeito(s) com recursos públicos estaduais em pleno período eleitoral", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Izolda RC eleições Ceará convênios

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar