Após resposta de Izolda, Roberto Cláudio reafirma acusações ao governo: "Fato jurídico grave"

O postulante ao Abolição disse que o caso se trata de um "fato jurídico grave"

Candidato ao Governo do Ceará pelo PDT, Roberto Cláudio voltou a criticar a governadora Izolda Cela (sem partido) nesta quinta-feira, 15, durante encontro com vereadores, suplentes e ex-vereadores de Fortaleza em seu comitê de campanha, localizado no bairro Cocó.

O ex-prefeito de Fortaleza reafirmou durante entrevista que o governo tem feito "compra milionária" de apoio político de prefeitos do Estado, para que possam apoiar a candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Palácio da Abolição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Jogo Político (@jogopolitico) September 15, 2022

Nesta quinta também foi ao ar nova propaganda do pedetista no rádio e na televisão, alegando que a prática tem sido feita pelo Estado. A publicidade, inclusive, ocasionou em resposta de Izolda, afirmando — por meio das redes sociais — que Roberto tem lhe atacado "covardemente" através de "mentiras com objetivos eleitoreiros".

"Não gostaria de estar tratando desse fato, mas esse é um fato jurídico grave que, na verdade, sinaliza para uma prática política muito antiga que o Ceará havia vencido. Não cabe a mim esclarecer um fato jurídico, mas sim àqueles que são citados nesse fato jurídico", respondeu.

Acusação

O fato que RC relata é sobre a determinação da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, por meio do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. O corregedor determinou na segunda-feira, 5, a proibição de transferência de qualquer recurso entre o Governo do Ceará e municípios cearenses, com exceção a verbas destinadas a “cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento”, conforme noticiado pelo colunista do O POVO+, Carlos Mazza. 

Segundo a decisão, a proibição vale até a data do 2º turno da eleição deste ano. Na prática, a medida apenas reforça o que é determinado na Lei das Eleições, que proíbe as chamadas “transferências voluntárias” – aqueles repasses que não seguem determinação legal ou constitucional, como repasses de cotas do ICMS – nos três meses que antecedem o pleito.

A determinação ocorreu em decisão provocada por ação movida pela coligação "Do povo, pelo povo e para o povo", encabeçada por Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo Governo do Ceará, contra integrantes da chapa de Elmano Freitas (PT) e Camilo Santana (PT) na disputa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eleições 2022 Ceará Governo Izolda Roberto Cláudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar