"Tudo pode acontecer", diz Evandro Leitão sobre Cid ser candidato a governador

O "plano Cid" seria uma alternativa diante da acirrada disputa entre a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), não descartou a possibilidade de o senador Cid Gomes (PDT) ser candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro. O "plano Cid" seria uma alternativa para a acirrada disputa interna no PDT entre a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.

"Política é dinâmica, tudo pode acontecer", reconheceu Evandro durante entrevista na manhã desta terça-feira, ao ser questionado se Cid poderia encarar o desafio. O parlamentar participa de evento em comemoração aos 15 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A menos de um mês para o início das convenções partidárias que definirão candidaturas e alianças, o PDT está mergulhado em um tenso e delicado processo para a escolha do nome que irá concorrer ao Palácio da Abolição. A parceria com seu principal aliado, o PT, corre o risco de ser desfeita diante da posição da sigla do ex-presidente Lula de só aceitar Izolda como candidata. Caso RC seja o escolhido, o PT ameaça seguir "outro caminho" e lançar candidatura própria. Ao mesmo tempo, o ex-governador Camilo Santana (PT) vem dando seguidos sinais de que tem preferência pelo nome de Izolda. Entretanto, segundo o deputado federal José Guimarães (PT), Camilo estaria sendo excluído desse decisão. 

Internamente, a situação no PDT também não anda fácil. No mais recente episódio de embate, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e o deputado Evandro Leitão trocaram críticas e elevaram a temperatura das discussões. Na última quarta, 15, durante evento do PDT em apoio à candidatura presidencial de Ciro Gomes, Lupi defendeu Roberto Cláudio para a disputa do governo, chegando até a cantar jingle: "O melhor prefeito do Brasil vai virar governador".

Evandro considerou a postura desrespeitosa, tendo em vista que existem outros pré-candidatos do partido, e cobrou do correligionário posição de isenção. Lupi rebateu afirmando que tem o direito de se expressar e ainda reclamou que Evandro chegou atrasado ao encontro e só permaneceu por meia hora.

Segundo o presidente da Assembleia, o caso está superado e exige maturidade."Acho que o que eu tinha pra falar, já falei. Acredito muito que nós possamos dar continuidade à nossa aliança. Divergências sempre existirão. Nós temos é que ter maturidade para superá-las. Acredito que vamos ter o equilíbrio suficiente, porque o que está em jogo é um projeto maior', destacou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Izolda Cela Roberto Cládio eleições 2022 Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar