Variante Delta: 71% dos infectados no Ceará não se vacinaram contra a Covid

Já foram confirmados 96 casos da Delta no Ceará. Destes, 68 não se vacinaram contra a Covid-19. Apenas 16 pacientes identificados com a cepa completaram o esquema vacinal

Ceará já confirmou oficialmente pelo menos 96 casos da variante Delta. Desse total, apenas 28 (29%) foram vacinados com pelo menos uma dose, e 16 completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ou seja, 71% dos infectados com essa mutação não foram vacinados contra a infecção. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A primeira morte de paciente infectado com a variante Delta no Ceará foi divulgada pela pasta nesta terça-feira, 31. O paciente não tinha tomado a vacina contra a Covid-19. O homem de 45 anos estava internado em hospital particular em Fortaleza, tinha obesidade e não se vacinou. Era residente da Capital.

Vítima estava hospitalizada desde o dia 6 de agosto e faleceu no último domingo, 29. Alguns pacientes estiveram ou estão internados, informou a pasta. 

Os primeiro quatro casos da variante originalmente identificada na Índia foram confirmados no dia 29 de julho. O primeiro registro de infecção dessa cepa por transmissão comunitária foi registrado em 11 de agosto.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) fez um alerta acerca da quantidade de não-vacinados entre as confirmações da variante Delta. "Por isso, faço mais um apelo aos cearenses sobre a importância de todos se vacinarem contra a Covid. Fiquem atentos ao cadastro de vacinação e acompanhem as listas de agendamento em seus municípios", disse.

Perfil dos casos 

Do total de casos, 25 foram identificados por meio do Centro de Testagem Covid-19 para Viajantes, instalado no Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins. Dos casos importados, o Rio de Janeiro é o estado de procedência com maior incidência, com cerca de 50% das amostras.

Os outros 71 foram confirmados pela Vigilância estadual ou por amostras encaminhadas à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará por unidades de saúde ou municípios.

No rastreamento, 26 pacientes identificados com a variante Delta relataram não ter histórico recente de viagens ou contato com viajantes, confirmando a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. 

Dos pacientes confirmados com a variante, 51 são mulheres e 45, homens. Há predominância na faixa etária de 20 a 39 anos. Todos são rastreados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica, informou a pasta. 

Pacientes confirmados no Estado residem em 24 municípios cearenses, além de outros estados da federação: Brasília (DF), Maricá (RJ), Nova Friburgo (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus morte Covid Ceará variante Delta casos variante Delta Ceará vacina Covid-19 variantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar