Morre 1ª pessoa com variante Delta do coronavírus no Ceará; ele não se vacinou

Paciente era um homem de 45 anos com obesidade e residente da Capital. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto

Ceará confirmou a primeira morte de paciente infectado com a variante Delta. Paciente não tinha tomado a vacina contra a Covid-19. O homem de 45 anos estava internado em hospital particular em Fortaleza, tinha obesidade e não se vacinou. Era residente da Capital.

O paciente estava hospitalizado desde o dia 6 de agosto e faleceu no último domingo, 29. Estado tem 96 casos identificados da variante Delta. Desse total, apenas 28 (29%) foram vacinados com pelo menos uma dose e 16 completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Alguns pacientes precisaram de internação, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os primeiro quatro casos da variante originalmente identificada na Índia foram confirmados no dia 29 de julho.  O primeiro registro de infecção dessa cepa por transmissão comunitária foi registrado em 11 de agosto. 

Perfil dos casos 

Do total de casos, 25 foram identificados por meio do Centro de Testagem Covid-19 para Viajantes, instalado no Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins. Dos casos importados, o Rio de Janeiro é o estado de procedência com maior incidência, com cerca de 50% das amostras.

Os outros 71 foram confirmados pela Vigilância estadual ou por amostras encaminhadas à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará por unidades de saúde ou municípios.

No rastreamento, 26 pacientes identificados com a variante Delta relataram não ter histórico recente de viagens ou contato com viajantes, confirmando a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. 

Dos pacientes confirmados com a variante, 51 são mulheres e 45, homens. Há predominância na faixa etária de 20 a 39 anos. Todos são rastreados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica, informou a pasta. 

Pacientes confirmados no Estado residem em 24 municípios cearenses, além de outros estados da federação: Brasília (DF), Maricá (RJ), Nova Friburgo (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Municípios com casos confirmados da variante Delta:

  1. Aquiraz
  2. Beberibe
  3. Cascavel
  4. Caucaia
  5. Choró
  6. Crateús
  7. Eusébio
  8. Fortaleza
  9. Hidrolândia
  10. Icó
  11. Ipaporanga
  12. Ipueiras
  13. Irauçuba
  14. Itapipoca
  15. Jaguaretama
  16. Maracanaú
  17. Monsenhor Tabosa
  18. Nova Russas
  19. Paraipaba
  20. Poranga
  21. Quixeramobim
  22. São Gonçalo do Amarante
  23. Sobral
  24. Tauá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus morte covid Ceará variante Delta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar