Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Novo secretário da Saúde diz que primeiro compromisso é vacinar todos os cidadãos cearenses

Marcos Gadelha diz que dará continuidade ao atual projeto de gestão desenvolvido na pasta. Nome foi anunciado pelo governador Camilo Santana no início desta tarde
16:41 | Ago. 19, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo secretário da Saúde do Ceará, o médico Marcos Gadelha afirma que dará continuidade ao atual projeto na gestão da pasta. Saída de Dr. Cabeto, ex-secretário, foi anunciada na terça-feira, 17. Em sua primeira fala após nomeação, ele assume o compromisso de "trabalhar para que todo cidadão cearense seja vacinado". 

Declaração foi feita em vídeo publicado pela assessoria da pasta. Nome do titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), no início da tarde desta quinta-feira, 19. 

Novo gestor participa do governo desde em 2015, quando foi diretor-geral do Hospital de Messejana, em Fortaleza. Também foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de 2015 a 2018. Até hoje, o médico ocupava o cargo de secretário executivo de Políticas em Saúde do Ceará.

"Acabei de aceitar o desafio do governador Camilo Santana de assumir a secretaria da Saúde do Estado. Primeiro queria dizer que é uma honra e um desafio enorme para um gestor assumir a pasta relativa ao setor da Saúde. Existe um projeto dentro do atual governo que precisa ter continuidade", promete.

LEIA MAIS | Gestão de Cabeto na Sesa deve ter continuidade, diz pesquisadora

Ele detalha  que projeto inclui uma Plataforma de Modernização da Saúde. "A gente tem que trabalhar com transparência, valorizando as pessoas; trabalhar de forma eficiente e com o cuidado centrado no cidadão", diz. 

O secretário frisou ainda que pasta dará prosseguimento ao projeto de regionalização da assistência em saúde para que a população não precise se deslocar para ter acesso a algum tipo de serviço. 

"O primeiro compromisso que eu, como secretário do Estado, quero assumir com todo cidadão cearense é de trabalhar para que todo cidadão cearense seja vacinado porque a gente acredita na ciência", afirma.

Ele falou sobre a importância de trabalhar de forma preventiva no que se refere ao enfrentamento à Covid-19. Gestor alertou para que a população continue usando máscara, higienizando as mãos e tendo cuidado com familiares, principalmente os que têm perfil de risco. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Médico Marcos Antônio Gadelha Maia é novo secretário da Saúde do Ceará

ANUNCIA CAMILO
13:29 | Ago. 19, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O médico Marcos Antônio Gadelha Maia é novo secretário da Saúde do Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), no início da tarde desta quinta-feira, 19. Marcos Gadelha participa do governo desde em 2015, quando foi diretor-geral do Hospital de Messejana, em Fortaleza.

Também foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de 2015 a 2018. Até hoje, o médico ocupava o cargo de secretário executivo de Políticas em Saúde do Ceará. "Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos dois anos e sete meses. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo", disse Camilo. 

Natural de Fortaleza, Marcos Gadelha é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (1992) e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana).

Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), também tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care MedicineFundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

O novo secretário de Saúde do Estado foi ainda coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI), do Hospital Regional da Unimed Fortaleza, como membro do time de liderança.

No Hospital de Messejana, Marcos coordenou a Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, o Núcleo de Segurança do Paciente e foi diretor-geral. 

Na terça-feira, 17, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, pediu para deixar o cargo de secretário da Saúde, segundo anunciou o governador Camilo Santana. Ele esteve a frente da pasta nos últimos dois anos e sete meses.

Cabeto foi responsável por coordenar as ações de combate à pandemia de Covid-19 no Ceará. No processo, comprou briga com setores empresariais insatisfeitos com as restrições. O Estado foi o primeiro a adotar restrições mais rígidas, como lockdown, que mais tarde seriam seguidas em outros lugares. Foi o único em toda a pandemia a ficar com todo o Estado em lockdown, neste ano.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags