Fortaleza tem mais de 40% da população vacinada com primeira dose contra a Covid-19

Índice é calculado de acordo com a população cadastrada no Saúde Digital e apta para vacinação - público maior de 18 anos. Com falha no WhatsApp, recomendação é olhar listas no site ou Vacine Já

Fortaleza chegou à marca de 1.094.398 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a 40,7% da população apta para vacinação e cadastrada no Saúde Digital. Sábado, 26, também teve recorde de vacinados em um dia: 58.021 pessoas, após ultrapassar mais de um milhão de pessoas imunizadas.

Informações foram citadas em live da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta segunda, 28, pela titular da pasta, Ana Estela Leite. "Embora o Ceará tenha aberto o cadastro (para menores de 18 anos) e haja autorização do País para a vacinação com a Pfizer, a vacinação ainda não foi liberada pelo Ministério da Saúde. Estamos seguindo na população geral até que tenhamos atingido o público com 18 anos", detalhou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já são mais de 408.489 pessoas do público geral contempladas com a primeira dose de alguma vacina disponível: a Comirnaty da empresa Pfizer, a Covishield da empresa AstraZeneca ou da CoronaVac da empresa Sinovac. 

Mesmo com o recorde de vacinados no sábado, Estela lamentou os mais de 13 mil faltosos na imunização do fim de semana. "Podemos observar que algumas pessoas não compareceram para receber a vacina. Estamos utilizando várias estratégias de comunicação e pedimos as pessoas que olhem a lista ou o cadastro no Vacine Já", orientou.

+ Vacinação em Fortaleza: veja como conferir agendamento no Vacine Já

+ Vacinação Covid-19: como me cadastrar e conferir se estou cadastrado e agendado?

O recebimento com as mensagens enviadas via WhatsApp, que confirmam o agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, seguem paralisados. Secretaria não deu prazo de retorno do serviço, causado por uma falha técnica. 

Segundo a Secretaria, a recomendação é olhar o agendamento nas listas ou o cadastro individual no site Vacine Já, da Prefeitura de Fortaleza. A repescagem para nascidos no ano de 1970 segue no dia de hoje, 28. Faltosos nascidos no ano podem procurar os centros de vacinação e receber a dose. Para os agendados, a vacinação segue nesta segunda-feira, 28. Confira os locais de vacinação e os agendados para receber a vacina hoje (28/06).

Fortaleza ainda não recebeu as doses da Janssen e, ao O POVO, a SMS confirmou que espera recebimento das doses para organizar logística de aplicação na capital cearense. No último domingo, 27, Guaramiranga foi a primeira cidade cearense a vacinar 100% de sua população apta para receber as doses das vacinas. 

A Capital e a cidade serrana não receberam as doses da Janssen. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza receberá doses do imunizante do grupo Johnson & Johnson, que tem aplicação única, quando novos lotes chegarem ao Estado. 

Chegaram ao Brasil mais de 942 mil doses da vacina Janssen na manhã no último sábado, 26. A remessa completa as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao País. O imunizante do grupo Johnson & Johnson, que tem dose única, deve chegar ao Ceará ainda nesta semana.

+ Dose única da vacina Janssen já está sendo aplicada no Ceará

Vacinação nesta terça será exclusivamente da segunda dose

 

A imunização contra a Covid-19 amanhã, 29, será exclusiva para o público que está com a segunda dose da vacina AstraZenenca próximo do vencimento. A lista de agendados já está disponível para consulta no site Coronavírus da Prefeitura de Fortaleza e no Vacine Já.

As doses utilizadas serão decorrentes dos faltosos do sábado e domingo. Segundo a titular da SMS, na quarta-feira serão publicados novos agendados e as doses utilizadas também serão do público que faltou a vacinação no último fim de semana.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina imunização vacinação covid grupos prioritários vacina covid coronavírus vacina em fortaleza vacina covid-19 vacina coronavirus ceará coronavírus fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar