Municípios do Ceará recebem doses da Janssen, exceto Fortaleza e Guaramiranga

O formato de divisão foi compactuado entre a Prefeitura da Capital e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). Fortaleza receberá doses quando novos lotes chegarem ao Estado

+ Dose única da vacina Janssen começa a ser aplicada no Ceará

Atualizado às 19h40min

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com exceção de Fortaleza e Guaramiranga, os municípios cearenses receberam nesta sexta-feira, 25, suas quantidades específicas das 61.100 doses da vacina Janssen, distribuídas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Devido ao número de doses, o formato de divisão foi compactuado entre a Prefeitura da Capital e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e não foi pautado na reunião de hoje da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).


LEIA MAIS | Janssen: saiba mais sobre a vacina esperada para vacinar pessoas entre 30 e 44 anos no Ceará

Segundo a Sesa, Fortaleza receberá doses do imunizante do grupo Johnson & Johnson, que tem aplicação única, quando novos lotes chegarem ao Estado. Já Guaramiranga foi removida da lista da distribuição porque já havia recebido doses suficientes para vacinar toda as pessoas adulta de 18 a 59 anos cadastradas na plataforma Saúde Digital. O município foi escolhido pela pasta para atingir 100% da população vacinada de modo a acompanhar a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

LEIA MAIS | Janssen pode imunizar em três a quatro semanas após aplicação, diz infectologista

Três critérios foram determinados para a escolha do município: população adulta inferior a cinco mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital; e percentual da população adulta já vacinada. Previsão da Sesa é de que a imunização em Guaramiranga seja finalizada neste domingo, 27. A região será monitorada e os vacinados responderão a inquérito para avaliação da resposta imune e da falha vacinal, por meio de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina contra covid-19 vacina janssen covid-19 distribuição vacina janssen ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar