PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Dose única da vacina Janssen já está sendo aplicada no Ceará

Municípios do Ceará, exceto Fortaleza e Guaramiranga, já estão aplicando a dose única da vacina Janssen. Capital receberá doses quando novos lotes chegarem ao Estado

12:06 | 27/06/2021
Vacina Janssen, único imunizante aprovado pela Anvisa em dose única, já está sendo aplicada no Ceará (Foto: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP)
Vacina Janssen, único imunizante aprovado pela Anvisa em dose única, já está sendo aplicada no Ceará (Foto: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP)

Cidades do Ceará, exceto Fortaleza e Guaramiranga, já estão aplicando a dose única da vacina Janssen. Em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), há relatos nesta manhã da aplicação do imunizante do grupo Johnson & Johnson. A Capital receberá doses quando novos lotes chegarem ao Estado.

Os municípios cearenses receberam na sexta, 25, as quantidades específicas das 61.100 doses da vacina Janssen, distribuídas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Devido ao número de doses, o formato de divisão foi compactuado entre a Prefeitura da Capital e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e não foi pautado na reunião de hoje da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

LEIA MAIS | Janssen: saiba mais sobre a vacina esperada para vacinar pessoas entre 30 e 44 anos no Ceará

Segundo a Sesa, Fortaleza receberá doses do imunizante do grupo Johnson & Johnson, que tem aplicação única, quando novos lotes chegarem ao Estado. Já Guaramiranga foi removida da lista da distribuição porque já havia recebido doses suficientes para vacinar toda as pessoas adulta de 18 a 59 anos cadastradas na plataforma Saúde Digital. O município foi escolhido pela pasta para atingir 100% da população vacinada de modo a acompanhar a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

LEIA MAIS | Janssen pode imunizar em três a quatro semanas após aplicação, diz infectologista

Três critérios foram determinados para a escolha do município: população adulta inferior a cinco mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital; e percentual da população adulta já vacinada. Previsão da Sesa é de que a imunização em Guaramiranga seja finalizada neste domingo, 27. A região será monitorada e os vacinados responderão a inquérito para avaliação da resposta imune e da falha vacinal, por meio de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.