Novo recorde: mais de 58 mil pessoas foram vacinadas em Fortaleza neste sábado, 26

Ao todo, foram 58.021 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 no mesmo dia em que a Capital ultrapassou a marca de 1 milhão primeiras doses de vacinas aplicadas

Atualizada às 18h45min de 26 de junho de 2021

Ao todo, 58.021 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza neste sábado, 26. "Celebramos esse recorde com a fé e a esperança renovadas! Que belo trabalho! Parabéns às nossas equipes de saúde", comemorou o prefeito Sarto Nogueira (PDT) em publicação nas redes sociais. Mais cedo, o gestor municipal também havia registrado a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose (D1) de imunizantes contra a doença na Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Todas as vacinas aplicadas em Capital requerem duas doses e mais um período de um mês após a segunda vacina para garantir a imunidade contra a doença. Até o momento estão sendo utilizados os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

A previsão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) era ter vacinado 71.812 pessoas do público abaixo dos 40 anos, além de grávidas e puérperas, que haviam sido agendadas para a imunização. Esse número foi quase o triplo da média de agendamentos diários da última semana. Conforme a pasta, foram agendadas 27.133 pessoas por dia entre a segunda-feira, 21, e essa sexta-feira, 25.

No North Shopping Jóquei, um dos 113 pontos de vacinação na Capital, 800 pessoas estavam agendadas para esse sábado. Entre elas, estava Lidiana Brainer, que neste ano viu  o cunhado e uma amiga morrerem vítimas da Covid-19. "É difícil, porque a gente esperava que fosse mais cedo, mas ainda bem que chegou, né?", afirma sobre a primeira dose. "Minha irmã e meus pais também foram vacinados neste mês. Agora a sensação é de um pouco mais de alívio", comemora.

Clique na imagem para abrir a galeria

O sentimento também era de alívio e de felicidade para Márcia Eveline, de 39 anos. "É emocionante. Tive mesmo medo de não chegar até este momento. Graças a Deus, minha família teve poucos casos e foram leves", conta. "Agora quase todos estão vacinados. Só faltam os adolescentes. Estou feliz demais, dá vontade de chorar."

Clique na imagem para abrir a galeria

O dia ainda foi de emoção em dobro para Juliano Oliveira, que completou 39 anos de idade neste sábado. "Para mim, é o melhor presente que Deus e a saúde, o SUS podem nos proporcionar", celebra. "É um momento incrível e importante, só tenho gratidão. Até agora, apenas eu, minha mãe e meu pai tomamos a vacina; estou torcendo para que todos possam receber o mais breve possível", afirma. "É essencial que seja o mais breve, para que a gente não perca mais pessoas... Eu perdi muito amigos."

Para a família de Conceição Lima dos Santos, 54 anos, a emoção também foi multiplicada. Ela, o filho e a nora foram agendados para o mesmo dia e local. "Eu sou hipertensa e já deveria ter me cadastrado. Eu fui adiando e agora deu certo. Fiz o cadastro há uns cinco dias e por coincidência saiu para hoje, junto com eles", conta. 

"Tirando o nervosismo, foi muito bom. Eu não via a hora de me vacinar. Para muitas pessoas parece ser besteira, mas para mim é muito sério, e que bom que a gente está tendo esta oportunidade hoje", completa a nora, Elaine. 

Clique na imagem para abrir a galeria

Balanço e vacinas aplicadas em Fortaleza

Em Fortaleza são aplicados os imunizantes da Pfizer, da AstraZeneca/Fiocruz/Oxford e do Butantan. As três requerem duas doses e um período de um mês após a segunda vacina para garantir a imunidade contra a doença.

Em 6 de junho, Fortaleza havia alcançado a marca de 1 milhão de doses aplicadas, somadas primeira e segunda doses. Neste sábado, além de 1 milhão de pessoas que receberam a primeira doses, Fortaleza tem 339.783 pessoas que já receberam a segunda.

Cadastro

Em todo o Ceará, um cadastro é necessário para receber a vacina contra a Covid-19. Para ampliar o acesso da população, a Prefeitura tem disponibilizado equipamentos públicos para auxiliar a população no cadastro. Equipes também realizam cadastramento em sete terminais de ônibus da Capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Clique aqui para ver a lista de locais para realizar cadastro para vacinação e instruções de como proceder pós-cadastramento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 fortaleza mutirão vacina recorde agendados vacina fortaleza milhão primeira dose fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar