Espanha desobriga máscara a partir deste sábado, 26; veja outros países com mesma medida

Espanha segue exemplo de outros países nos quais a imunização atingiu 50% ou mais da população. A medida sanitária foi desobrigada na França, Israel, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia e China. No Brasil, especialistas acreditam ser cedo para adotar a ação

A população da Espanha irá deixar de usar a máscara de proteção contra a Covid-19 a partir deste sábado, 26. Em vigor sob pena de multa desde maio do ano passado, o uso do item se tornará desobrigatório em locais abertos devido ao alcance vacinal da região. Quase metade dos residentes espanhóis já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a patologia, incluindo mais de 90% daqueles com mais de 50 anos.

Espanha segue exemplo de outros países nos quais a imunização atingiu 50% ou mais da população. A medida sanitária foi desobrigada na França, Israel, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia e China. Especialistas acreditam ser cedo para adotar a desobrigação do uso da máscara no Brasil, devido aos níveis de circulação do coronavírus e de vacinação. No começo de junho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou a possibilidade de desuso por quem já foi vacinado ou contraiu o coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Por que ainda é preciso usar máscara depois da vacinação ou de contrair a Covid-19

O afrouxamento na medida de segurança aconteceu mais recentemente na França. Queda nos números da Covid-19 influenciou o país, que deixou de lado o uso da máscara em ambientes fechados na semana passada. Toque de recolher e limite de público em estabelecimentos também foram suspensos. Já na Itália, a população poderá circular sem máscara ao ar livre a partir de segunda-feira, 28. Cerca de 52% da população recebeu a primeira dose, enquanto 26% está totalmente vacinada.

Em Israel, o desuso da máscara em locais abertos foi estabelecido em abril deste ano. Em junho, a obrigação em locais fechados também foi removida. O país já vacinou 59,4% de sua população, ficando à frente entre os países com mais de um milhão de habitantes, conforme dados da plataforma Our World In Data, da Universidade de Oxford. A medida foi aplicada nos Estados Unidos também em abril, quando mais da metade da população adulta do país já tinha recebido pelo menos a primeira dose do imunizante.

LEIA MAIS | Repórteres brasileiras vacinadas tiram máscara durante transmissão nos EUA

Na Nova Zelândia, festivais ao ar livre com milhares de pessoas estão permitidos, sem máscara ou distanciamento social, desde março. O uso do protetor facial é orientado apenas durante viagens de transporte público ou aviões. O país ocidental registrou 2.725 casos e 26 mortes até ontem, 24.

A capital da China, Pequim, suspendeu o uso de máscaras ainda em agosto de 2020. Segundo a Our World In Data, a média diária de casos no País foi de 22,86 nessa quinta-feira, 24. Em Butão, no sul da Ásia, as máscaras também não são obrigatórias. Na região budista, só foi registrada uma morte por Covid-19 desde o começo da pandemia. 93% de sua população, cerca de 763 mil pessoas, foi vacinada em apenas 16 dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

desobrigação uso máscara covid-19 máscara proteção covid-19 países máscara covid-19 não-obrigatória

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar