EUA flexibiliza uso de máscara ao ar livre para pessoas completamente vacinadas

A medida também é uma medida de incentivo para a população que ainda não procurou ser imunizada

Os Estados Unidos irá relaxar as recomendações de uso de máscaras ao ar livre para pessoas que receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. A decisão, divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, 27, tem como objetivo incentivar ainda mais a vacinação no país. Atualmente, de acordo com o CDC, 50,4% de todos os adultos do país já receberam ao menos uma dose do imunizante.

LEIA TAMBÉM | Biden celebra recuo da pandemia nos EUA e diz que ajudará países com vacinas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o portal G1, durante uma coletiva de imprensa da Casa Branca, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, explicou que as pessoas imunizadas não precisam usar máscaras de proteção individual ao praticar exercícios ou em "pequenas reuniões" ao ar livre. Segundo a cientista, a imunização completa ocorre 14 dias após a primeira dose da vacina da Johnson & Johson e depois da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna.

No entanto, o CDC ainda recomenda o uso de máscaras em eventos fechados ou lotados, como eventos esportivos e shows musicais, mesmo para os que estão totalmente vacinados contra o coronavírus. Segundo Walensky, há um risco 26 vezes maior de transmissão da doença em locais fechados em comparação com ambientes externos. "Até que mais pessoas sejam vacinadas, o uso de máscara em ambientes fechados proporcionará proteção extra", afirmou a médica, que faz parte da força-tarefa da Casa Branca para o combate à pandemia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou a medida e fez um apelo para que as pessoas se vacinem. Segundo ele, não só para proteção pessoal e de quem está ao redor, mas também para a vida no país voltar a normalidade. “Para aqueles que não se vacinaram ainda, especialmente os que são mais jovens ou acham que não precisam, esse é outro ótimo motivo para se vacinar”, argumentou.

LEIA TAMBÉM | EUA: estudantes brasileiros estão na lista dos que podem pedir entrada no país

No mês passado, o país já havia autorizado que as pessoas que foram completamente imunizadas poderiam se reunir dentro de casa sem usar máscaras. O diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, que também participou da coletiva, alertou para os riscos das novas variantes do coronavírus. De acordo com o cientista, que é conselheiro do governo Joe Biden, a cepa "mais problemática" é a da África do Sul.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Estado Unidos covid-19 Uso obrigatório máscara Joe Biden presidente EUA Centro Controle Prevenção Doenças

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar