Confira na íntegra o decreto estadual de medidas contra a Covid-19

Novo decreto autoriza a reabertura de cinemas, museus e bibliotecas, além de aumentar a capacidade de atendimento de igrejas, templos e academias

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, no começo da tarde dessa sexta-feira, 11 de junho (11/06), autorização para retomar aulas presenciais em todas as séries das escolas do ensino médio. A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo o chefe do Executivo estadual. Uma das medidas foi a autorização do retorno das aulas presenciais do ensino médio. 

Leia Mais - Confira aqui na íntegra o decreto

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dando continuidade à retomada das atividades econômicas e comportamentais, o novo documento traz autorização para a reabertura de cinemas, museus e bibliotecas com capacidade de atendimento limitada e protocolos sanitários definidos. Já o toque de recolher continua no mesmo horário estabelecido pelo decreto estadual publicado na semana passado: das 23h às 5 horas, de segunda a domingo.

O governador também comunicou que alguns setores poderão funcionar com maior capacidade de atendimento. É o caso de igrejas, templos e academias. "Nós estamos liberando espaços públicos, espaços esportivos, como areninhas", complementa Camilo Santana, em transmissão ao vivo por meio das redes sociais. A liberação não vale para o Cariri, onde a situação é mais grave do que no restante do Ceará.

"Cabe à macrorregião do Cariri manter todas as restrições do decreto anterior, visto que os dados daquela região ainda são preocupantes e exigem de cada um de nós os cuidados especiais. Lembrando que também recomendamos no decreto que todos os municípios que estejam com indicadores altos façam restrições maiores", destacou o governador. Na ocasião, ele parabenizou os prefeitos que têm adotado medidas mais restritivas quando necessário.

O que muda e o que fica como está

Com exceção da macrorregião Cariri/Centro-Sul, as seguintes medidas estarão em vigor no Ceará entre os dias 14 e 20 de junho.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO NOVO DECRETO

- Retomada das aulas presenciais em escolas do ensino médio

- Reabertura de cinemas, museus e bibliotecas, com capacidade a ser definida

- Igrejas, templos, academias poderão funcionar com maior capacidade, a ser divulgada no novo decreto

- O uso de espaços públicos, como praças e parques foi flexibilizado, inclusive com o retorno das Areninhas

O QUE JÁ ESTAVA LIBERADO (COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIO)

- Aulas presenciais das demais séries da educação básica. As instituições devem continuar a oferecer a opção pelo ensino remoto.

- Comércio e serviços fora de shoppings: podem funcionar de 10h às 19h.

- Shoppings: podem funcionar de 12h às 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes.

- Restaurantes fora de shoppings: podem funcionar de 10h até 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo.

- Restaurantes em shoppings: podem funcionar de 12h às 22h, observada a limitação de 50% da capacidade de atendimento.

- Instituições religiosas: podem promover celebrações presenciais até as 21h

- Construção civil: deve iniciar as atividades a partir das 7h.

- Academias: funcionam exclusivamente para a prática de atividades individuais, de segunda a domingo, de 6h às 21h.

- Autoescolas: poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 19h, de segunda a domingo, com agendamento prévio.

O QUE JÁ ESTAVA LIBERADO (SEM RESTRIÇÕES DE HORÁRIO)

- Farmácias

- Supermercados, padarias e congêneres - permitido o atendimento presencial de clientes para o café da manhã. a partir das 6h

- Serviços de entrega, inclusive por aplicativo

- Indústria

- Postos de combustíveis

- Hospitais e demais unidades de saúde, clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência

- Laboratórios de análises clínicas

- Segurança privada

- Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral

- Oficinas em geral e borracharias

- Funerárias

O QUE SEGUE PROIBIDO

- Aglomerações

- Festas

- Circulação de pessoas e veículos, exceto em casos excepcionais, entre as 23h e às 5h (toque de recolher)

- Feiras de qualquer natureza*

*Feiras livres devem voltar a ser autorizadas, a partir do dia 21, mas definição só deverá acontecer em futuro decreto

Cenário epidemiológico no Ceará

Camilo disse que segue a tendência de queda da procura por atendimento, casos e mortes. Já a transmissão está estável. O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, informou que a positividade dos exames caiu em todos os municípios, inclusive no Cariri, mas muito mais na macrorregião de Fortaleza.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) pontuou ainda que houve redução da letalidade por Covid-19 em pacientes acima de 65 anos. Porém, ele destaca que, na comparação com a semana anterior, não houve redução da taxa de transmissão da doença. "Mas nós temos valores abaixo de 1, o que é uma ótima notícia", afirma. Quando esse índice é menor que 1, é sinal de estabilização da pandemia.

Cabeto também afirmou que, para se deixar de usar máscara, é necessário ter ambiente de baixa transmissão viral, em alusão à fala do presidente Jair Bolsonaro, sobre as pessoas deixarem de usar máscara. "Não é hora ainda de baixar a guarda", disse o secretário. Ele enfatizou que a situação do Ceará é muito diferente de outros estados do Brasil.

O governador repetiu que o Ceará seguirá no esforço para vacinar toda a população. Fez balanço de ações de apoio à economia, com pagamento de conta de água, energia a famílias pobres, pagamento de apoio a profissionais do setor de eventos, entrega de vale-gás, além de medidas de apoio a empresas e pequenos negócios.

 

 

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

decreto camilo santana hoje novo decreto do governador camilo santana camilo santana hoje decreto camilo santana novo decreto camilo santana decreto isolamento social pronunciamento camilo santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar