PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Lockdown no Ceará: Camilo Santana anuncia decisão de prorrogar ou não; assista ao vivo

Assista ao vivo ao anúncio do governador sobre o combate à Covid-19 no Ceará

19:31 | 01/04/2021
Reunião da última quinta-feira, 1º, do comitê que decide as medidas de combate à Covid-19 no Ceará (Foto: reprodução/facebook camilo santana)
Reunião da última quinta-feira, 1º, do comitê que decide as medidas de combate à Covid-19 no Ceará (Foto: reprodução/facebook camilo santana)

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O governador Camilo Santana (PT) anuncia neste domingo, 4 de abril (04/04), a decisão sobre a prorrogação do lockdown ou o início da abertura no Ceará. A reunião ocorre na tarde deste domingo. O atual decreto tem validade até hoje. A decisão era aguardada para a última quinta-feira, 1º, mas foi adiada para melhor avaliação dos indicadores. O adiamento ocorreu em função da dúvida se a queda na transmissão é suficiente para que capacidade de internação não seja mais comprometida com a reabertura.

Assista ao vivo:

 

Ele havia, sinalizado possibilidade de iniciar a reabertura a partir de segunda-feira, 5 de abril, mas condicionada à continuidade da melhora dos indicadores. Ele disse que os números seguem tendência de estabilização, mas a situação segue grave, principalmente pelo número de internações, e os dados serão avaliados até domingo.  

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), mais de 10 mil vagas de trabalho no setor foram fechadas desde o início da pandemia, em 2020.

Histórico 

No dia 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março, próximo domingo.

Em Fortaleza, os 24 dias de lockdown até este domingo já igualou o período de isolamento mais estrito de 2020, ocorrido em maio do ano passado: 24 dias.