Pazuello acusa Doria de usar vacina para marketing pessoal

O ministro afirmou que as vacinações que ocorreram neste domingo, 17, com a presença do governador de São Paulo, estão fora do cronograma do ministério, sendo consideradas fora da lei

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acusou, durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo, 17, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de "desprezar a lealdade federativa" e usar o início da vacinação no Brasil para marketing pessoal. O pronunciamento foi feito após a autorização para uso emergencial da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

Durante o momento de fala, Pazuello citou que as vacinações acontecerem fora do cronograma do ministério e serão "consideradas fora da lei". “Podíamos em jogada de marketing inaugurar a imunização com alguém. Mas não faremos jogada de marketing em respeito aos brasileiros”, afirmou.



O ministro destacou que vem trabalhando junto com o Butantan no desenvolvimento da vacina desde o início e criticou as acusações de boicote à vacinação no Brasil. “Tudo o que vocês ouviram que estamos boicotando, tudo fake. Fomos nós que fizemos o desenvolvimento do parque fabril do Butantan para vacina, no convênio de mais de R$ 8 milhões. Tudo o que foi comprado pelo Butantan foi com recursos do SUS, não veio um centavo de São Paulo. Foi tudo autorizado por mim”, defendeu.

Segundo Pazuello, o Plano deverá ser executado pelo Ministério da Saúde e já foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e lançado de maneira solene no Palácio do Planalto. Logo depois, o ministro falou que a distribuição das vacinas deve acontecer por deslocamento aéreo, nesta segunda-feira, 18, às 7h da manhã, "de forma igualitária e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro para trás".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Momentos antes, Dória compareceu a outra coletiva que marcou a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. Na ocasião, ele afirmou que o momento representa “o dia V”. "É o dia da vacina, é o dia da verdade, é o dia da vitória, é o dia da vida.", disse. O tucano declarou ainda que a vacinação "É o triunfo da vida contra os negacionistas. Contra aqueles que preferem o cheiro da morte, ao invés do valor e da alegria da vida".

O tucano aproveitou a ocasião para criticar o presidente Jair Bolsonaro, seu adversário político, com quem vem travando discordâncias desde o início da pandemia. “A vacina é uma lição para vocês, autoritários que desprezam a vida, que não têm compaixão, que desprezam a atenção, a dedicação e a necessidade de proteger os brasileiros. Vocês não fizeram isso", disse, mencionando algumas falas do presidente e do ministro da Saúde.

Dória autorizou a imediata distribuição da vacina do Butantã ao Ministério da Saúde e disse esperar que o órgão aja de "forma diligente, objetiva, com planejamento para que chegue de forma mais rápida possível aos braços dos brasileiros".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

João Dória pazuello vacinação coronavírus covid-19 butantan inicio vacinação brasil são paulo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar