Dia D e Hora H: ministro anuncia início de vacinação para quarta às 10 horas

Ministro reagiu depois de a primeira pessoa ser vacinada em São Paulo após aprovação da Anvisa

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, concedeu entrevista sobre a vacinação contra a Covid-19 no País. Ele informou que a previsão é de a vacinação começar na quarta-feira, 20, às 10 horas, dentro do Plano Nacional de Imunização. O País tem até o momento 6 milhões de doses. O ministro criticou duramente a postura do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de realizar a primeira aplicação da vacina em São Paulo, neste domingo. A coletiva foi no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial no país das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford. A reunião durou cerca de cinco horas.

As primeiras doses serão enviadas ao Ceará nesta segunda-feira, 18, às 7 horas da manhã.

No caso da CoronaVac, a taxa de sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%, segundo a agência. Para a AstraZeneca, a Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%.

O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer em até cinco dias. A previsão é de que o processo possa começar no dia 20 ou 21 de janeiro.

Com Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina Brasil vacina covid-19 vacina coronavirus Brasil incísio vacinação brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar