Participamos do

Saiba onde conseguir atendimento psicológico online durante a pandemia

Iniciativas solidárias buscam ajudar à distância as pessoas que se sentem angustiadas neste período de isolamento social
11:13 | Mai. 19, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cuidar da saúde mental sempre foi indispensável. Em tempos de pandemia, os transtornos psicológicos podem se agravar. O POVO reuniu iniciativas solidárias que estão oferecendo atendimento psicológico online e gratuito durante o período de isolamento social.

"Você não está só" - Propaganda do Bem 

Uma equipe de voluntários abriu as mensagens privadas do Instagram 24h para conversar com qualquer um que estiver precisando desabafar. A ação faz parte do projeto “Você não está só” e funciona no perfil do grupo Propaganda do Bem (@propagandadobem).

Serviço
Se precisar conversar, basta enviar um direct no perfil do Instagram do grupo Propaganda do Bem 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade 

O Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), ligado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), está ofertando, de forma online, plantão psicológico gratuito a toda a comunidade interna e externa à Instituição. Os atendimentos podem ser feitos via WhatsApp (chamada de voz ou vídeo), Hangouts (áudio ou vídeo) ou Zoom (áudio ou vídeo).

Serviço
Quem quiser solicitar vaga, deve preencher um formulário eletrônico no mesmo dia no qual se busca receber o atendimento, sempre às 7 horas da manhã.. Existe disponibilidade de atendimento em todas as segundas-feiras (manhã e tarde), terças-feiras (tarde) e sextas-feiras (manhã e tarde).

Grupo Creare

O Grupo de Estudos Pesquisas e Ações em Psicologia de Orientação Psicodramática (Grupo Creare) decidiu abrir uma seção no site do projeto que reunisse psicólogos disponíveis para atendimentos gratuitos por videoconferências no WhatsApp. São 30 profissionais cadastrados de vários estados brasileiros, desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.

Serviço
Para marcar uma consulta, basta acessar o site do Grupo Creare e selecionar a seção “Acolhido”. Na aba, estarão listados os psicólogos cadastrados, com os horários de atendimento disponíveis e o número de celular para contato. Ao escolher o psicólogo, o procedimento é enviar um WhatsApp e combinar a consulta.

SOS Apoio Emocional

A ação voluntária iniciada pelas psicólogas Virginia Uchôa e Catherine Conrado realiza acolhimento emocional via telefone e é direcionada para quem está ansioso devido ao isolamento social. A proposta estava prevista para funcionar até abril, mas foi estendida.

Serviço
Para ser atendido, ligue no (85) 99618 3805 de segunda-feira a domingo, das 11 horas às 20 horas.

Jovens na Escuta

A iniciativa é do comitê estudantil local da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brasil), em parceria com a Comunidade de Ações para Redesenho dos Modos de Existência e Prevenção do Suicídio (Carmens). A proposta de acolhimento virtual é movimentada por estudantes do curso de Medicina da Unifor, com orientações de professores. O objetivo é promover a colaboração, a solidariedade e a sensibilidade entre jovens e contribuir para a disseminação de informações sobre os serviços profissionais gratuitos disponíveis em saúde no Estado.

Serviço
As escutas são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, com agendamento via mensagem privada no Instagram (@jovensnaescuta). A organização é por ordem de procura e disponibilidade de horários.

Para se tornar um voluntário, o interessado deve ficar atento às chamadas para treinamento na página do projeto.

ConVida

A Rede de Acolhimento Emocional ConVida foi criada pela Prefeitura de Fortaleza em conjunto com um grupo voluntário de 34 profissionais. A ideia é amenizar os impactos psicológicos gerados pela pandemia da Covid-19 e suas consequências, como o isolamento social.

Serviço
Os atendimentos acontecem por ligações telefônicas efetuadas de modo convencional ou via WhatsApp. O público pode entrar em contato pelo contato (85) 99200 9320.

Projeto Sintonia

Para dar apoio psicossocial a profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em Fortaleza, a Prefeitura criou o "Sintonia", que disponibilizará 110 psicólogos para atendimento especializado online durante a pandemia.

Serviço
Os interessados em participar podem acessar o site  e responder ao formulário eletrônico com seus dados pessoais. O atendimento aos profissionais será de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Associação Peter Pan

A APP realiza atendimento psicológico de forma gratuita e online para os pacientes em tratamento no Hospital Peter Pan, seus familiares, voluntários e colaboradores que atuam na APP.

Serviço
O público-alvo da Associação deve se inscrever para o serviço por meio de um formulário online . Em seguida, a equipe responsável entrará em contato para fazer o agendamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar