Participamos do

Prefeitura de Fortaleza disponibilizará 110 psicólogos para profissionais de saúde

Formulário de cadastro de psicólogos e psiquiatras registrados no Conselho de Psicologia já está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza desde esta quinta-feira
18:26 | Mai. 15, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para dar apoio psicossocial a profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em Fortaleza, a Prefeitura criou projeto que disponibilizará rede de 110 psicólogos para atendimento especializado online durante a pandemia. A iniciativa, chamada de "Projeto É Sintonia", foi pensada pelo Gabinete da primeira-dama da Capital, Carol Bezerra.

"Eu já havia falado há duas semanas da necessidade de apoio psicossocial a estes profissionais que estão no fronte em leitos de emergência, enfermaria e UTI lidando com pacientes Covid-19. São longas jornadas de trabalho e muito estresse psicológico. É muito mais intensidade de trabalho e (eles estão) lidando com pacientes muitas vezes de evolução grave e rápida. São heróis e heroínas que tem nos ajudado a proteger a saúde das pessoas, mas que também tem a sua", afirma Roberto Cláudio (PDT), prefeito de Fortaleza.

Formulário de cadastro de psicólogos e psiquiatras, registrados no Conselho de Psicologia já está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza desde a quinta-feira, 14. O projeto foi anunciado por Roberto Cláudio durante live no Facebook nesta sexta-feira, 15.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O "É Sintonia" funcionará online de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, conforme o prefeito. Na rede estadual, psicólogos estão sendo capacitados para atendimento a profissionais de saúde.O treinamento é feito virtualmente, por etapas, e teve início no dia 5 de maio.

Na live, Roberto Cláudio reiterou o novo protocolo de atendimento a pacientes com Covid-19 que não demandem internação imediata. A recomendação é receitar uma combinação de azitromicina e remédios do tipo corticoide para prevenir eventuais pioras de quadro médico enquanto os pacientes estejam se recuperando em casa.

Postos abertos no fim de semana

Durante a transmissão, o chefe do Executivo Municipal pontuou que 12 postos de saúde ficarão abertos neste fim de semana, junto com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os postos ficarão aberto das 8h às 17 horas. Lista com nome e endereço das unidades estará disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao fim da noite desta sexta-feira, 15.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar