Participamos do

Projeto oferece acolhimento emocional via telefone em Fortaleza

A iniciativa SOS Apoio Emocional realiza atendimentos de segunda-feira a domingo e deve funcionar até o fim do isolamento social no Estado
12:52 | Abr. 21, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O medo de ser infectado, as incertezas sobre o futuro, a preocupação com os familiares do grupo de risco. São muitas as tensões inevitáveis trazidas pela pandemia da Covid-19. Pensando em ajudar as pessoas que se sentem angustiadas nesse momento, as psicólogas Virginia Uchôa e Catherine Conrado deram início ao projeto SOS Apoio Emocional. A ação voluntária realiza acolhimento emocional via telefone e é direcionada para quem está ansioso devido ao isolamento social.

Além das coordenadoras do projeto, outros 17 voluntários atuam nos atendimentos de segunda-feira a domingo há quase duas semanas. Todos são psicólogos que passaram por capacitação sobre situações de crise. Virginia Uchôa ressalta que não se trata de acompanhamento psicológico, já que as ligações costumam ser mais curtas e não há um aprofundamento na história de vida das pessoas.

O objetivo é tranquilizar à distância quem se encontra mais abalado durante este período. "Estamos recebendo ligações de pessoas que fazem parte do grupo de risco e estão com medo de serem infectadas. Também estamos atendendo muitas pessoas em crise de pânico. Outras ligam para pedir orientações sobre a doença", comenta a psicóloga.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em média, os profissionais atendem 15 ligações por dia, cada uma com duração de 15 ou 20 minutos geralmente. A depender do caso, a ligação pode se estender. As pessoas podem entrar em contato quantas vezes quiserem. A previsão atual é que a linha do SOS Apoio Emocional fique aberta até a próxima quinta-feira, 30.

Porém, de acordo com Virgínia, existe a possibilidade de a iniciativa se estender até o fim do isolamento social no Ceará, programado para o dia 5 de maio, segundo o decreto estadual em vigência

O projeto de acolhimento emocional via telefone surgiu no Instituto Entrelaços, no Rio de Janeiro, e começou a ser reproduzido por outras instituições. A entidade promove o atendimento clínico e a capacitação e formação de profissionais da saúde em temas relacionados a perdas e ao luto.

Além de Fortaleza, existem linhas telefônicas disponíveis para o acolhimento emocional no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO). "Acho que a Psicologia traz essa responsabilidade social. É um momento difícil para todos nós. O projeto é uma forma de colaborar com a saúde mental de um modo mais coletivo", conclui Virginia.

Como ligar

Contato: (85) 99618 3805
Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 11 horas às 20 horas


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar