Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Grupos de psicólogos oferecem atendimento online voluntário durante pandemia da Covid-19

Plataforma online reúne psicólogos voluntários para atendimento gratuito por telefone ou videoconferência

Atualizada às 20h12min

Grupos de psicólogos estão atendendo oferecendo, voluntariamente, atendimento online para pessoas que estão sofrendo com o período de isolamento social no Brasil. Como manter a saúde mental durante a pandemia do Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, virou um dos muitos questionamentos da sociedade.

O Grupo de Estudos Pesquisas e Ações em Psicologia de Orientação Psicodramática (Grupo Creare), do Ceará, decidiu abrir uma seção no site do projeto (https://sites.google.com/view/grupocreare/) que reunisse psicólogos disponíveis para atendimentos gratuitos por videoconferências no WhatsApp. São 30 psicólogos cadastrados de vários estados brasileiros, desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Diante do cenário atual, em que diversas mudanças foram impostas à sociedade como medidas de prevenção ao contágio, nós percebemos que diversos dos nossos clientes estavam enfrentando uma ansiedade que se agravou bastante”, conta Anderson Mota, psicólogo e um dos coordenadores do Grupo.

Os assuntos das consultas começaram a ser “atravessados” pelo novo coronavírus, o que chamou a atenção do Creare. Foi assim que a aba de atendimento voluntário surgiu. De acordo com o coordenador, os profissionais de saúde que se cadastrarem no site devem ter o registro profissional ativo e estar cadastrados no E-Psi, plataforma do Conselho de Psicologia que registra aqueles que querem atender online.

“Todas as diretrizes do código de ética quanto ao atendimento profissional são necessárias para fazer o atendimento online”, explica Anderson. Dessa forma, os pacientes mantêm a privacidade resguardada, mesmo fornecendo alguns dados online, como o número de telefone.

Criada especialmente para atender questões relacionadas à Covid-19, a seção de atendimento psicológico online voluntário já reúne profissionais do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ainda, o coordenador informa que psicólogos que atendam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) já estão sendo cadastrados.

Anderson informa que o projeto ainda está se organizando para registrar quantos atendimentos voluntários já ocorreram. Nesta segunda-feira, 23, ele atenderá pelo menos três pessoas a partir do projeto.

“A gente está aprendendo na prática, melhorando”, diz o profissional. “Não adianta nada os psicólogos ficarem nas suas escrivaninhas, no conforto das suas casas, sendo que a população está muito adoecida com tudo isso [a pandemia]. É nosso papel enquanto profissionais da saúde”, reforça.

Como marcar uma consulta?

Para marcar uma consulta, basta acessar o site do Grupo Creare e selecionar a seção “Atendimento Psicológico Voluntário Online” ou “Acolhimento voluntário”. Na aba, estarão listados os 30 psicólogos cadastrados, com os horários de atendimento disponíveis e o número de celular para contato. Ao escolher o psicólogo, o procedimento é enviar um WhatsApp e combinar a consulta.

Psicólogos Voluntários do Ceará

O grupo Psicólogos Voluntários do Ceará disponibilizou atendimento psicoterapêutico para jornalistas que estão trabalhando na cobertura de notícias sobre a pandemia do coronavírus. O atendimento é disponibilizado online, e o paciente terá direito a inicialmente oitos sessões, que serão distribuídas de acordo com a demanda do paciente. As sessões terão duração de 40 minutos cada.

O principal objetivo do serviço ofertado foi mostrar a alguns profissionais que estão mais expostos à pandemia que eles não estão lutando sozinhos. O grupo é composto atualmente de 11 profissionais voluntários.

Serviço:
Psicólogos Voluntários do Ceará
https://psicologosvoluntar.wixsite.com/psivoluntariosce
Instagram: @psicologosvoluntariosceara

Contato: psicologosvoluntariosceara@gmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar