Participamos do

Iniciada há uma semana, rede de acolhimento ConVida já atendeu mais de 100 pessoas

Iniciativa foi construída com o intuito de fornecer suporte psicológico para os que estão isolados durante o período de quarentena; no entanto, atendimento não substitui o tratamento médico
09:13 | Mai. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Rede de Acolhimento Emocional ConVida alcançou a marca de mais de 100 acolhimentos psicológicos provenientes de todo o Nordeste. A iniciativa, criada pela Prefeitura de Fortaleza em conjunto com um grupo voluntário de 34 profissionais, visa amenizar os impactos psicológicos gerados pela pandemia da Covid-19 e suas consequências, como o isolamento social. Os atendimentos acontecem por ligações telefônicas efetuadas de modo convencional ou via WhatsApp. O público pode entrar em contato pelo contato (85) 99200 9320.

Dentre as 100 pessoas atendidas pela rede até então, grande parte era de bairros da Capital e de cidades do interior, além de três outros estados: Piauí, Pernambuco e Paraíba. As pessoas acolhidas têm entre 18 e 88 anos e mais de 85% não faziam acompanhamento psicológico antes de entrar em contato com a rede.

As principais queixas são de ansiedade, angústia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ideação suicida, depressão, separação no relacionamento afetivo durante atual período de pandemia, transtorno de bipolaridade, hipocondria, desamparo, descontrole, estresse, impaciência, crise de pânico, luto, tristeza profunda, insônia, medo de adoecer, somatizações, impaciência, irritabilidade, oscilação de humor e sensação de impotência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Confira dicas de aplicativos para meditar em casa durante período de quarentena

Segundo a psicóloga Karla Eleuterio, a doença trouxe vários impactos que influenciam diretamente o psicológico das pessoas. O sentimento de angústia e de insegurança gerado durante a quarentena é aliviado por meio das conversas, efetuadas de segunda a sexta-feira na rede. "Iniciamos para termos um olhar de cuidado para além da saúde física. Também temos que olhar a saúde mental das pessoas. Precisamos cuidar e sermos cuidados", diz.

Os atendimentos têm duração de 30 minutos e são disponibilizados em três turnos, das 8 às 21 horas. Para participar é necessário ser maior de 18 anos. É importante reforçar que a ação não remete ao tratamento psicológico, mas sim a acolhimento emocional. Todos os profissionais participantes são autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia para a realização de atendimento à distância.

Serviço

Atendimento psicológico da rede ConVida
O público pode entrar em contato pelo contato (85) 99200 9320

Para integrar a Rede de Acolhimento Emocional ConVida: basta que o psicólogo ligue para (85) 99200.9320

 

Confira a tabela de atendimentos da rede ConVida
Confira a tabela de atendimentos da rede ConVida (Foto: Divulgação)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar