Yasuke: quem foi o primeiro samurai negro homenageado no Carnaval?

A Mocidade Alegre, escola de samba de São Paulo, trouxe em seu enredo o primeiro samurai negro, Yasuke; saiba quem foi

A escola de samba campeã de São Paulo em 2023 foi, pela décima primeira vez, a Mocidade Alegre, que apresentou como enredo "Yasuke", considerado o primeiro samurai negro do mundo. 

Yasuke foi um imigrante de Moçambique que se tornou o primeiro samurai negro a ser respeitado no Japão. Ele era servo de Oda Nobunagaum, um poderoso senhor feudal japonês do século XVI, que ficou conhecido por ser o primeiro dos três unificadores do Japão.

Também considerado o primeiro estrangeiro a receber o título a receber o título de samurai, sua data de nascimento é estipulada entre 1555 e 1566 pelos historiadores, que também o consideram como um macua, povo originário de Moçambique.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Yasuke teria chegado ao Japão em 1579, e, em 1581, ele se tornou samurai e passou a trabalhar como guarda do castelo de Nobunaga. Sua história se espalhou rapidamente como uma lenda, que dizia que ele era um gigante guerreiro indestrutível, com a força de dez homens.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2023 carnaval são paulo escolas de samba mocidade alegre primeiro samurai negro yasuke quemf oi yasuke

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar