Cearense participa de livro de história contada por Zé Carioca

"Zé Carioca conta a História do Brasil", do jornalista Eduardo Bueno, passeia por fatos históricos da colonização à independência e conta com o roteirista cearense Lederly Mendonça

Morador do bairro José Walter, em Fortaleza, o cearense Lederly Mendonça está entre a equipe de roteiristas do novo livro "Zé Carioca conta a História do Brasil". O enredo traz Zé Carioca, o icônico papagaio personagem da Disney, relatando aos seus sobrinhos cinco passagens da história do País. A trama de cada capítulo foi criada pelo escritor e jornalista Eduardo Bueno, com outros artistas brasileiros.

"O objetivo é mostrar desde o descobrimento do Brasil, passando pela colonização, até a independência, sempre sob o ponto de vista do Zé Carioca, que é o grande aniversariante do livro, comemorando os seus 80 anos em grande estilo, e também em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil", destaca o cearense.

Leia Também | 80 anos de Zé Carioca: conheça história do papagaio brasileiro da Disney

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nas 112 páginas, a obra traz personagens e fatos históricos que se misturam com os personagens da Disney, com uma narrativa que perpassa a colonização até a independência do Brasil. A publicação chega ao mercado pela Editora Culturama neste mês de março, mas já está disponível em pré-venda na Amazon.

"Eu já escrevia para o Zé Carioca, quando fui convidado pelo editor Paulo Maffia (Disney/Editora Culturama) para co-roteirizar quatro dos cinco capítulos do livro", conta Lederly. O processo criativo envolveu entrevistas com o escritor Eduardo Bueno, além da supervisão do Paulo Maffia, para aprovação junto à Disney.

Desde 2019, Lederly  virou roteirista da Mauricio de Sousa Produções, onde escrevo para os quadrinhos infantis da Turma da Mônica e para a série Turma da Mônica Jovem. De 2020 para cá, escreve roteiros para a Disney e para a Culturama, e já coleciona participações em especiais de Natal, no álbum especial “Zé Carioca em Viagens Fantásticas”, entre outras histórias.

Leia Também | Chico Bento 60 anos: Maurício de Sousa conta a história do personagem

Zé Carioca conta a História do Brasil

Quanto: R$ 149,90
Onde: site da Amazon

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ze carioca roteirista cearense histórias em quadrinhos História do Brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar