Participamos do

Associação de críticos do Ceará elege os melhores filmes de 2021

A Aceccine selecionou os melhores longas e curtas-metragens cearenses, brasileiros e estrangeiros de 2021
15:35 | Jan. 25, 2022
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anunciou os filmes com mais destaques em 2021. A seleção foi feita pelo corpo de associados composto por profissionais da crítica de cinema que atuam no Ceará. Nas etapas de votação foram citados 54 filmes entre longas, médias e curtas-metragens.

“Todo ano mais profissionais são afiliados, então além de premiar o cinema daquele ano, também fica o compromisso para atualizar a forma como a associação está pensando coletivamente, levando em conta critérios de linguagem e de diversidade nas obras”, declara Thiago Henrique Sena, vice-presidente da gestão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Vistos juntos, esses filmes apontam para percepções tão distantes quanto rimadas, e parciais, sobre o que foi o cinema de 2021, um ano novamente recheado de desafios para a produção e distribuição no mercado brasileiro, assim como para o trabalho crítico de estar antenado a esses movimentos”, acredita o presidente Arthur Gadelha.

Lançamentos comerciais entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, tanto em circuito presencial quanto em streaming, estavam elegíveis para as categorias de melhor longa-metragem brasileiro e estrangeiro. Já na categoria de melhor longa-metragem cearense e nas duas categorias de curta-metragem, também foram consideradas produções exibidas em festivais e mostras presenciais ou virtuais.

A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry, venceu na categoria "Melhor Longa-metragem Cearense" e “Sebastiana”, de Cláudio Martins, na categoria "Melhor Curta-metragem Cearense". Outras produções se destacaram em categorias diferentes.

Melhores Filmes de 2021 segundo a Aceccine

Melhor Longa-metragem Cearense:

- “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry

Melhor Longa-metragem Brasileiro:

- “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:

- “Ataque dos Cães”, de Jane Campion

Melhor Curta-metragem Cearense:

- “Sebastiana”, de Cláudio Martins

Melhor Curta-metragem Brasileiro:

- “A Gente Acaba Aqui”, de Everlane Moraes

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags