Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Gilmar de Carvalho e Izaíra Silvino recebem homenagem com novas leis

Nesta terça-feira, 11 de janeiro, o governador Camilo Santana sancionou duas leis que homenageiam Gilmar de Carvalho e Izaíra Silvino
19:25 | Jan. 12, 2022
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Camilo Santana sancionou, nesta terça-feira, 11, duas leis que homenageiam importantes nomes da cultura cearense. Na primeira delas, o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará passa a se chamar “Professor Gilmar de Carvalho”. As duas leis foram propostas pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Gilmar de Carvalho, que morreu no ano passado por consequências da covid-19, era professor, jornalista, publicitário escritor e pesquisar da cultura cearense. Em sua trajetória, escreveu dezenas de livros, muitos com foco nos estudos sobre saberes populares.

“(O museu) assumirá um conceito de um museu de arte e cultura popular, associado aos saberes e fazeres, às artes e ofícios dos mestres e mestras da cultura tradicional popular. Portanto, integrado à lei dos Tesouros Vivos do Ceará. E o Gilmar de Carvalho era muito querido pelos mestres e mestras dos mais diversos rincões do Ceará”, ressalta Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará, em texto divulgado à imprensa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A outra lei sancionada pelo governador estabelece que o foyer do Theatro José de Alencar agora será chamado de “Sala Izaíra Silvino”, em referência à maestrina, cantora, instrumentista, compositora e escritora cearense, que também faleceu em 2021.

“Nossa maestrina, cantora, compositora, mestra e professora de tantas gerações que nos tocou com sua poesia e firmeza o direito à arte e à música como dimensões vitais para vida e para sociedade. Além disso, o Theatro José de Alencar era um lugar muito especial, um verdadeiro templo para Izaíra Silvino”, explica Piúba.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar