Cine Ceará divulga filmes selecionados para as mostras competitivas

O 31º Cine Ceará divulgou os filmes que participam de suas mostras competitivas. Entre os cearenses, estão Petrus Cariry, Armando Praça, Josy Macedo e Clébson Francisco

O 31º Cine Ceará anunciou os filmes que participam da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. As obras audiovisuais serão exibidas em formatos virtual e presencial, dos dias 27 de novembro a 3 de dezembro.

Entre os cearenses, Petrus Cariry concorre com duas produções. A primeira é o longa “A Praia do Fim do Mundo”, que conta a história de famílias desabrigadas por causa do avanço do mar em Ciarema.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na narrativa, uma jovem ambientalista mora com sua mãe doente, em uma casa que enfrenta várias questões por causa das ressacas marítimas. A filha quer ir embora, mas Helene prefere permanecer na frente do mar.

Outro trabalho do diretor é o curta “Foi Um Tempo de Poesia”, em que o poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002) narra sua trajetória de vida. O cineasta também mostra seu olhar afetivo acerca do homem que foi seu padrinho, misturando as memórias de duas gerações.

Também compete Armando Praça, com o filme “Fortaleza Hotel”. Enredo revela Pilar, uma camareira de hotel, que conhece Shin, uma hóspede sul-coreana. As duas, que vivem em realidades diferentes, formam uma relação de solidariedade para solucionar seus problemas individuais.

O último curta cearense é “Alegoria dos autômatos”, dirigido por Josy Macedo e Clébson Francisco. Com imagens de arquivo, os dois combatem a retórica de que não existe racismo no Brasil. A partir do compilado de vídeos, traçam uma estrutura imagética do País.

TEASER | Alegoria dos autômatos [Dir. Josy Macedo e Clébson Francisco] from Clébson Francisco on Vimeo.

Ainda na Competitiva Brasileira de Curta-metragem está “Ato”, de Bárbara Paz. A diretora de cinema, responsável pela obra “Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, também está na disputa.

Longas da Mostra Competitiva Ibero-Americana

- “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto
- “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry
- “Bosco”, de Alicia Cano Menoni
- “Fortaleza Hotel”, de Armando Praça
- “Perfume de Gardenias”, de Macha Colón
- “Vacío”, de Paul Venegas

Curtas da Competitiva Brasileira

- “Alegoria dos autômatos”, de Josy Macedo e Clébson Francisco
- “Ato”, de Bárbara Paz
- “Ausências”, de Antônio Fargoni
- “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko
- “Como respirar fora d'água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros
- “Encarnado”, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro
- “Foi um tempo de poesia”, de Petrus Cariry
- “Hawalari”, de Cássio Domingos
- “Mar Concreto”, de Julia Naidin
- “O amigo do meu tio”, de Renato Turnes
- “O Durião Proibido”, de Txai Ferraz
- “O Resto”, de Pedro Gonçalves Ribeiro
- “Sideral”, de Carlos Segundo

31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

Quando: de 27 de novembro a 3 de dezembro

Onde: em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão; de maneira virtual no Canal Brasil e no streaming do Globoplay + Canais Ao Vivo

Mais informações: no site oficial do evento e no perfil do Instagram @cineceara

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte cne ceará 31º cine ceará petrus cariry armando praça festival ibero-americano de cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar