Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Fabiula Nascimento revela violência doméstica: "Anos trabalhando o perdão"

A atriz afirmou que há anos trabalha com a terapia holística para superar o trauma e perdoar o pai
10:58 | Set. 14, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A atriz Fabiula Nascimento desabafou sobre o relacionamento com o pai em sua participação no podcast "Calcinha larga". Eles não mantêm contato e ela revela que um dos motivos envolve violência doméstica. A atriz nunca falou sobre o assunto porque teme os ataques nas redes sociais.

"Em relação à paternidade, eu não falo mesmo. Porque não foi legal. Gente, eu nunca falei sobre isso. Mas é uma coisa que eu sempre tive vontade de falar. Eu acho, hoje em dia, por ele estar vivo e pela violência já ter prescrevido, com o mundo de internet que a gente vive e essa coisa ruim que ela também traz do ódio gratuito, eu não desejo nunca que ele sofra nenhum tipo de violência escrita ou que alguém olhe e fale: 'Ai, sabe esse cara'. Isso não interessa mais", explicou no programa.

"Quando alguém diz que eu devia contar a minha história de violência doméstica, penso que hoje não vai fazer sentido eu falar. Posso falar dessa experiência, mas não preciso dar nome a este homem. Tem um tempo também. De repente, daqui a 30 anos eu queira falar sobre isso, queira fazer uma peça de teatro que conte alguma coisa relacionada. Mas eu sempre sinto que essa história ficou para lá. Meu passado não me pertence, eu vivo hoje", afirmou.

Fabiula é casada com o ator Emílio Dantas e está grávida de gêmeos, mas costuma manter descrição na sua vida pessoal. Ela afirmou que trabalha consigo mesmo para superar os traumas familiares. "São anos trabalhando o perdão e desejando as melhores coisas para esse homem, para que ele siga e esteja bem. Sempre foi o meu trabalho espiritual na vida. Não faço uma terapia convencional, sou da terapia holística, há pelo menos uns 8 anos. Venho trabalhando isso. Hoje, tenho ele num lugar do meu coração super cuidadinho, sabe? Abracei aquela criança, porque ele também já foi criança, né? Ele também passou dificuldades. E a gente segue. Mas eu não convivo e não tenho nenhuma intenção em conviver", declarou.

O assunto veio à tona porque o assunto da temporada é "famílias". Tati Bernardi chegou a dizer que não encontrou material sobre a família da atriz em suas pesquisas e Fabiula explicou o motivo, mas não deixou de falar sobre a mãe e expressou sua admiração por ela. "Minha mãe é uma pessoa que teve pouquíssimas oportunidades na vida. Ela sofreu muito, no relacionamento, na vida e em casa. Não foi uma vida fácil. Mas é uma mulher que mantém uma alegria assim tão potente", disse.

"O melhor ensinamento que ela me deu foi ter felicidade por estar viva e não ser a mulher que ela foi. Submissa, engolia a violência. Eu olhava aqui e pensava que não queria ser aquela mulher. Isso foi o maior ensinamento que a minha mãe me deu. Ela me preparou para uma vida em que eu nunca passasse por isso. Para que eu imediatamente identificar pessoas violentas e não deixar que elas cruzassem o meu caminho. Então ela me deu a vida. É o meu amor. Ela é uma pessoa extremamente amorosa e isso não endureceu", afirmou.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo na terça, 14/09

TV GLOBO
00:30 | Set. 14, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um filme estadunidense vai passar na Sessão da Tarde hoje, terça-feira, 14 de setembro (14/09), às 15 horas (horário de Brasília), na TV Globo. Dirigido por David O. Russell, “Joy: O Nome Do Sucesso” é um longa-metragem de comédia e drama.

Joy (Jennifer Lawrence) é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai (interpretado por Robert De Niro), apesar de terem se divorciado há 17 anos.


Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Assista ao trailer do filme que vai passar hoje na Sessão da Tarde

Sessão da Tarde hoje

Joy: O Nome Do Sucesso

Quando: hoje, terça-feira, 14 de setembro (14/09), às 15 horas

Onde: no canal aberto da TV Globo

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Companhia lança curso que une atuação teatral com terapias

Curso
12:46 | Set. 13, 2021
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Biodança, reiki, constelação familiar e massoterapia: essas são algumas das práticas que estarão disponíveis a partir de outubro nas aulas do curso “Teatro Terapia”. Iniciativa da Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro, o curso está com inscrições abertas e busca trazer bem-estar e saúde mental aos seus participantes a partir da união entre a arte da atuação e terapias integrativas. As vagas são limitadas.

Com duração de seis meses e ofertado presencialmente, o curso é endereçado ao público geral, desde que os interessados tenham mais de 15 anos. As atividades serão iniciadas em outubro, com divisão em duas turmas. Não é necessário ter formação na área; O requisito é “estar em busca do autoconhecimento”, como afirma Almeida Jr, diretor da companhia Teatro Acontece.

O curso será aplicado em um novo momento para a companhia: antes “Teatro Acontece - Escola Livre de Teatro”, o espaço se tornou recentemente “Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro”. A mudança, segundo o diretor Almeida Jr, acompanhou o processo de “reviravolta” causado pela pandemia, que, em sua visão, trouxe à tona “a necessidade das pessoas voltarem a olhar para si” e de desenvolverem o autocuidado.

Para Almeida Jr, a pandemia atingiu negativamente a todos, e várias pessoas passaram a ter depressão, “medo social” e “falta de perspectiva de vida futura”. Nesse sentido, surge o Teatro Terapia para ajudá-las a “se encontrarem”. “Nós já conseguimos transformar muitas vidas só por meio do teatro aqui na escola. Imagina, então, juntar essa força do teatro com a força das terapias integrativas, como isso reverberaria na vida dessas pessoas?”, comenta o diretor.

Ele acrescenta: “O intuito maior do curso é auxiliar os participantes a se encontrarem enquanto seres humanos, a se descobrirem e a olharem mais para si do que para fora”. Especialista em constelação familiar, mestre reiki e também com experiência como facilitador de biodança, Almeida Jr será auxiliado também por outros profissionais para trabalhar as terapias integrativas. O “leque de opções” do curso reforçará a “ajuda nas curas mentais, corporais e espirituais” de seus participantes.

Com o retorno gradual às atividades presenciais, Almeida Jr comenta sobre “a necessidade urgente de sentir a energia das pessoas de perto”. Em sua visão, o curso é ideal àqueles que sentem que precisam melhorar enquanto seres humanos e àqueles “que sentem dores dentro de si que não conseguem curar”. Os processos vividos no Teatro Terapia também servirão para a pesquisa de mestrado do diretor, que deseja “levar essas experiências para a academia”.

Práticas Integrativas e Complementares

O Teatro Terapia inclui em seu percurso Práticas Integrativas e Complementares (Pics) disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Essas ações funcionam como tratamentos que usam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Com isso, busca-se prevenir diversas doenças, entre elas a depressão. Vale ressaltar que as Pics não substituem o tratamento tradicional. Elas agem, portanto, como um complemento.

Entre as Pics disponíveis no curso estão biodança, constelação familiar e reiki. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a biodança promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, buscando, assim, restabelecer “o equilíbrio afetivo e a renovação orgânica”.

Na constelação familiar, busca-se reconhecer a origem dos problemas trazidos pelo participante, assim como o que “está encoberto nas relações familiares” para encontrar “a ordem, o pertencimento e o equilíbrio”. O reiki é uma prática terapêutica que usa a “imposição das mãos para canalização da energia vital” com o objetivo de promover o equilíbrio energético. Além das ações citadas acima, haverá, no curso, as modalidades de massoterapia, thetahealing, uso de ervas medicinais e outros.


Curso Teatro Terapia

Quando: Curso promovido a partir de outubro; Duração de seis meses
Inscrições: linktr.ee/ciateatralacontece
Onde: Teatro Acontece - Escola Terapêutica de Teatro (Rua João Tomé, 640 - Monte Castelo)
Mais info: @ciateatralacontece no Instagram

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tela Quente hoje: o que vai passar segunda, 13 de setembro (13/09)

tv globo
10:30 | Set. 13, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um filme vai passar na Tela Quente de hoje, segunda-feira, 6 de setembro (06/09), às 23h15min (horário de Brasília), na TV Globo. Dirigida por John Madden, “Tempestade: Planeta Em Fúria” é um longa-metragem de drama.

A existência da humanidade está em risco com o aumento de eventos climáticos. Para contornar a situação, é criada uma extensa rede de satélites ao redor do planeta, com o objetivo de controlar o clima. Apelidado de "dutch boy", este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson.

Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max. Três anos depois, quando a coordenação do "dutch boy" está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas.

Jake é, então, convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração, ao mesmo tempo que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.

Lançado em 2017, o filme conta com Gerard Butler, Jim Sturgess, Abbie Cornish e Alexandra Maria Lara no elenco.

Veja o trailer

Tempestade: Planeta Em Fúria

Quando: hoje, segunda-feira, 13 de setembro (13/09), às 23h15min

Onde: no canal aberto da Globo

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aos 77, Zezé Motta é destaque publicitário: "Estou bombando depois de idosa"

CARREIRA
10:09 | Set. 13, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Corrigida às 12h35 de 13/09/2021

Zezé Motta celebra sua carreira consolidada como atriz e cantora. Aos 77 anos, a artista tem uma agenda cheia e se prepara para novos lançamentos nos próximos meses. Do ano passado até os dias atuais, Zezé estrelou mais de 30 campanhas publicitárias e se tornou uma garota-propaganda disputada, quebrando os preconceitos sobre a terceira idade.

Seja na TV, streaming ou cinema, a artista tem diversos lançamentos planejados. Ela estreia na série inédita "Fim", além de também integrar o elenco da próxima temporada de "Arcanjo Renegado". Antes disso, ela será vista como apresentadora no especial "Falas da Vida", exibido na TV Globo no dia 1º de outubro, Dia Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa. "Faço o papel de intermediadora entre as cinco idosas convidadas. Foi bem legal, uma troca incrível. Elas são todas grandes mulheres. O que me confirmou que ser idoso hoje em dia é diferente", explica, em entrevista ao jornal Extra, sobre o programa.

Para a atriz, o mundo atual é mais favorável às pessoas idosas. "O velho era tratado como um trapo quando eu era pequena. Hoje, se você envelhecer com saúde, o que é fundamental em qualquer idade, você não se sente velho, não fica deprimido. E pode seguir produzindo", acredita. "Antes tinha receio por causa dessa imagem que fazia sobre a velhice. Imaginava que daria trabalho para os filhos, que teria problemas de saúde e ficaria dependente. E também temia não ter mais espaço no mercado de trabalho. Mas nada disso aconteceu comigo. Hoje eu não paro!".

Zezé já está imunizada com a vacina contra a Covid-19, mas garante que ainda toma todas as precauções. "Só saio da minha casa para trabalhar, já tomei as duas doses da vacina. No início, teve a fase da calmaria. Aproveitei para ler todos os livros que estavam na fila. Depois, voltei a trabalhar. Apresentei o show 'Coração vagabundo — Zezé Motta canta Caetano', que é intimista. Fiz duas lives. E quero voltar com 'O samba mandou me chamar', com banda. Parei por causa da pandemia", comenta.

A artista tem celebrado seu sucesso no mercado publicitário, acumulando trabalhos para marcas como Natura, Avon, Nívea e Lojas Americanas. "Foi o que me salvou nesta temporada. Quando era jovem, só me lembro de ter feito uma propaganda de cerveja e outra, de café, com a Ruth de Souza (1921-2019). Estou bombando depois de idosa. Fiz as capas da 'Marie Claire', da 'Claudia' e da 'Raça'", diz. Apesar disso, a atriz revela que tem "um pouco de preguiça" para as fotos. "Na vida real não passo pó nem batom. Estou sempre de cara lavada. Mas com o cabelo não posso esculachar porque as pessoas me cobram", explica.

A atriz também fala sobre o racismo que enfrentou ao longo da carreira. "Teve uma vez em que fui visitar o André Valle (1945-2008) e o porteiro me apontou a porta dos fundos. Já fui fotografada para um outdoor que foi recusado porque os clientes de classe média não iriam comprar um produto anunciado por uma negra. Morei três anos com um rapaz e a família dele não me aceitava. Isso interferiu muito na nossa relação quando ele quis casar e ter filhos comigo", comenta.

Em meio ao preconceito, a artista travou uma batalha para fortalecer sua autoestima. "A beleza no Brasil era importada. Para ser bonito, tinha que ser loura e ter olhos claros. As pessoas me diziam que o negro era feio e eu acreditava. Ao ser anunciada como a Xica, abri uma revista e li: 'Atriz feia, mas exuberante é escolhida para o filme'. E tinha uma foto minha belíssima (risos). Eu só fui me convencer de que não era feia quando fui aos Estados Unidos, em 1977, e olhei para aqueles homens e aquelas mulheres altivos de lá", diz.

No Globoplay, Zezé está no filme "Doutor Gama", além de outras duas produções para o cinema: “Do outro lado da ponte” e “As bisnetas”. A atriz e cantora segue firme em sua carreira e motivada a continuar ocupando seu espaço, independente da idade.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

OAB-DF arquiva pedido de cassação de Roberto Caldas por violência doméstica

POLÍTICA
09:48 | Set. 11, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Tribunal de Ética e Disciplina da secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal arquivou o processo que pedia a cassação do registro do advogado e jurista Roberto Caldas, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a partir de acusações de violência doméstica feitas por sua ex-companheira.
A decisão é do presidente do tribunal, o advogado Antonio Alberto do Vale Cerqueira, e levou em conta que o Conselho Federal da OAB só passou a considerar a violência doméstica contra a mulher como conduta incompatível com a advocacia a partir de 2019. Como os fatos imputados ao advogado são anteriores, na avaliação do presidente do Tribunal de Ética da OAB-DF, ele não poderia ser enquadrado na regra.
Em sua decisão, Cerqueira disse que, embora seja ‘defensor intransigente do fim de violência contra a mulher’, vê no caso ‘instransponível barreira material para o avanço do processo’.
"A Súmula entrou em vigor em 18/03/2019 e o fato, conformesentença condenatória juntada no (ID 2677173) (fl. 51 do PDF), ocorreu em 23/10/2017 por volta de 10h, não existindo no decreto condenatório menção a condenação por fato posterior. Assim, à data do fato, referido entendimento não existia no sistema OAB", escreveu.
O processo administrativo é apenas um capítulo do imbróglio envolvendo o casal, que ganhou a opinião pública em maio de 2018, depois que a ex-companheira denunciou o advogado por violência doméstica, estupro, tentativa de homicídio, lesões corporais e psicológicas, injúrias, perturbação da tranquilidade, além de assédio sexual a duas ex-funcionárias da casa. Eles viveram juntos por 13 anos e parte das acusações acabou prescrita. No mês passado, o delegado-chefe adjunto da 1.ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, Maurício Caseiro Iacozzilli, indiciou a ex-companheira do advogado por denunciação caluniosa.
A advogada de Roberto Caldas, Rita Machado, afirma que mesmo que as acusações fossem referentes a período posterior à vigência da súmula, o processo seria encerrado. "Roberto Caldas foi absolvido de todas as falsas acusações na Justiça. A recente decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deixa evidente que não houve prova dos fatos. Aos olhos da defesa, a farsa criada foi desmontada por meio do processo legal", afirma.
O advogado Cléber Lopes, titular da defesa penal de Caldas, diz um eventual recurso da ex-companheira contra a decisão não deve ser admitido por se tratar de ‘questões estritamente técnicas de direito, sem análise de fatos ou provas’.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags