10 anos sem Amy Winehouse: confira seleção de filmes sobre a cantora

Nos 10 anos da morte da britânica Amy Winehouse, relembre a artista a partir de seleção de produções audiovisuais que celebram sua vida e obra

Uma das vozes de maior personalidade e impacto recente da música mundial nos deixou há 10 anos. Foi em 23 de julho de 2011, uma segunda-feira, que o mundo recebeu a notícia de que a cantora e compositora britânica Amy Winehouse havia falecido.

O disco "Back to Black", de 2006, marcou o auge da carreira da artista, que segue influenciando e sendo referenciada em diferentes contextos artísticos. Um deles é o do audiovisual, que se dedicou a contar a trajetória de Amy de diferentes maneiras desde a partida da cantora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para marcar a data que se aproxima de uma década sem a artista, o Vida&Arte preparou uma seleção de produções audiovisuais que celebra vida e obra da britânica. Para relembrar Amy, confira dicas de filmes já lançados, outros ainda inéditos e, também, de registros de shows que estão disponíveis para o público.

Leia também | Festival Halleluya 2021 une fé, música e entretenimento em evento virtual

Amy (2015)

Vencedor do Oscar em 2016, o documentário "Amy", dirigido pelo britânico Asif Kapadia (também diretor do filme "Senna", sobre o piloto brasileiro), mistura imagens de arquivo e entrevistas para montar um retrato íntimo da vida e da carreira de Amy Winehouse a partir das relações dela com os familiares, o companheiro, as drogas e a fama.

A família esteve ligada ao projeto, mas depois do lançamento considerou que o ponto de vista do filme focava mais nos aspectos negativos de Amy do que no talento, sendo definido como "absurdo" pelo pai da cantora, Mitch.

Apesar dos problemas, ele considerou à época que o longa valia a pena pelas raras imagens de arquivo que a família cedeu à obra. Com a vitória no Oscar, Mitch afirmou no Twitter que "ainda odiava o filme".

Leia também | Happier Than Ever: Billie Eilish apresenta show em setembro no Disney Plus

Especial no Canal Bis

A programação do fim de semana no canal BIS será dedicada à artista. A partir de sexta, 23, e até domingo, 25, o BIS irá exibir sempre às 22 horas obras que ressaltam o talento e a trajetória de Amy. Amanhã, será exibida ao público uma performance da artista no Porchester Hall, em Londres.

No sábado, será a vez da exibição do documentário "Amy Winehouse Back To Black: Classic Albums", que traz entrevistas com pessoas ligadas à produção do disco "Back to Black".

Finalizando o especial, será a vez do BIS exibir a apresentação de Amy na Igreja St. James Church Dingle, na Irlanda, além de uma entrevista com a própria cantora. Confira disponibilidade do canal com a sua operadora ou veja on-line em www.canaisglobo.globo.com/c/bis/

Leia também | Animação de Otto Guerra estreia na programação do Cineteatro São Luiz

Novas produções

Na sexta, 23, será exibido na TV britânica o documentário "Reclaiming Amy", produzido pela BCC. A produção foi feita para marcar o décimo aniversário da morte da artista e traz entrevistas com a família e os amigos mais próximos da cantora, incluindo a mãe, que poucas vezes apareceu publicamente. Não há previsão da chegada do filme no Brasil.

Outra produção inédita, esta com estreia por aqui, é o documentário "Amy Winehouse e Eu: A História de Dionne Bromfield", feito em colaboração entre a MTV e o streaming Paramount e no qual a afilhada de Amy, também cantora, fala sobre a relação com a madrinha e as influências dela na própria carreira. A exibição do filme na MTV será em 27 de julho, às 19 horas, e depois ele entra no catálogo do Paramount+.

Mais opções

Além do documentário que será disponibilizado pelo Paramount , os fãs brasileiros de Amy Winehouse não têm acesso a muitas obras sobre a cantora - os catálogos da Netflix e do Amazon Prime Video, por exemplo, não contam nenhuma produção sobre ela no País.

Os assinantes do pacote Globoplay Canais Ao Vivo do streaming da Globo, por sua vez, podem assistir a duas produções."Amy Winehouse Back to Black: Classic Albums", filmado em lugares onde o álbum mais conhecido da cantora foi gravado, traz entrevistas com produtores, além dos momentos de cantoria.

Já "Amy Winehouse - Live At Shepherds Bush" é a gravação de um show ao vivo da cantora realizado em Londres. (André Carlos Zorzi / Agência Estado)

Leia também | Carlinhos Patriolino apresenta espetáculo virtual no Cineateatro São Luiz

Breve biografia

Amy Jade Winehouse nasceu em Londres em 14/9/1983. O contato inicial com a música veio pela relação que a família tinha com o jazz. A partir do final dos anos 1990, engrenou na carreira. O primeiro disco foi "Frank" (2003), que traz faixas como "Stronger Than Me" e "Fuck Me Pumps".

O sucesso global veio em 2006 com "Back to Black", que venceu cinco Grammys. Entre as faixas, estão "Rehab" e "You Know I'm No Good".

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Amy Winehouse documentário amy winehouse filmes amy winehouse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar