PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Festival de Cannes: Curta brasileiro ganha terceiro lugar em mostra

Curta-metragem "Cantareira", do cineasta Rodrigo Ribeyro, recebeu o terceiro lugar na mostra "Cinéfondation", do Festival de Cannes

18:24 | 15/07/2021
'Cantareira', de Rodrigo Ribeyro, ganhou terceiro lugar em mostra do Festival de Cannes (Foto: Divulgação)
'Cantareira', de Rodrigo Ribeyro, ganhou terceiro lugar em mostra do Festival de Cannes (Foto: Divulgação)

O curta-metragem brasileiro “Cantareira”, do cineasta Rodrigo Ribeyro, ganhou o terceiro lugar na mostra “Cinéfondation”, do Festival de Cannes. A seleção é destinada exclusivamente aos novos diretores do cinema que ainda são estudantes.

O filme, produzido como o trabalho de conclusão de curso para a Academia Internacional de Cinema de São Paulo, é resultado do processo de reflexão do profissional sobre a própria vida pessoal.

Leia também | Ryan Murphy divulga cena completa da série "American Horror Stories"

Neste paradoxo entre a metrópole e a natureza, propõe reflexões sobre a realidade e as rápidas transformações causadas pela ideia do desenvolvimento econômico.

O enredo acontece na Serra da Cantareira, em São Paulo. A partir disso, traz duas visões que divergem e se complementam: a de um jovem acostumado com a vida da capital paulista e a do avô que mantém sua casa na serra.

Leia também | 10 anos do fim de Harry Potter: o que aconteceu depois da despedida nos cinemas

A cerimônia, aberta pelo presidente do festival Pierre Lescure, também concedeu o terceiro lugar à diretora Carina-Gabriela Daoveanu, com “Love Stories On The Movie”.

Já o primeiro e o segundo colocados foram de “The Salamander Child”, do belga Theo Degen, e “Cicada”, do sul-coreano Yoon Daewoo, respectivamente.

Leia também | Paulo Coelho oferece auxílio para festival de jazz 'antifascista'

Outros filmes representam o Brasil em Cannes. Um deles é “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, que foi selecionado para a “Quinzena de Realizadores”. Já o cearense Karim Ainouz esteve na Sessão Especial com o documentário “O Marinheiro das Montanhas”.

Brasil em Cannes

>> Brasil em Cannes: "Medusa" retrata impacto de grupos evangélicos em jovens

>> Cannes: Diretora e elenco de "Medusa" denunciam a crise de saúde no Brasil

>> Filme do cearense Karim Aïnouz é aplaudido por 15 minutos em Cannes

>> Novo filme de Karim Aïnouz deve chegar ao Ceará até o final do ano

>> No Festival de Cannes, Spike Lee diz que Bolsonaro é "gângster" e "não tem moral e escrúpulos"

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.