"La Femme Bateau": obra de Sérvulo Esmeraldo continua sem previsão de restauro

A escultura "La Femme Bateau", de Sérvulo Esmeraldo, foi retirada em 2018 da Ponte dos Ingleses, e ainda está sem previsão para restauração

Há três anos, os moradores de Fortaleza que passam pela Praia de Iracema não podem admirar um dos principais destaques daquele lugar. Assistir ao pôr do sol, ver as diferentes cores do mar e apreciar as ondas que quebram entre as pedras parecem insuficientes. Existe uma estranha sensação de perda. É um reflexo da falta da “La Femme Bateau”, obra de Sérvulo Esmeraldo (1929 - 2017), que estava há quase três décadas instalada próxima à Ponte dos Ingleses, mas que precisou ser resgatada após uma ressaca marítima.

Em março de 2018, O POVO registrou o trabalho dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros e de salva-vidas da Prefeitura para recuperar a escultura no mar, que estava presa em um pilar de duas toneladas. O processo durou aproximadamente quatro dias. Na época, a então secretária executiva de Cultura de Fortaleza, Paola Braga, tinha afirmado que a “La Femme Bateau” seguiria para o processo de restauração.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do posicionamento oficial naquela data, a obra permanece deteriorada. Ainda não há previsão de quando ela passará por uma recuperação e retornará aos cidadãos. De acordo com nota da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a escultura “será reinstalada após a conclusão da obra da Ponte dos Ingleses de responsabilidade do Governo do Estado do Ceará”.

Leia também | Teatro da Praia desaba na Praia de Iracema

Resgate da La Femme Bateau, em 2018
Resgate da La Femme Bateau, em 2018 (Foto: Gentil Barreira/ Divulgação)

A Ponte dos Ingleses foi interditada em janeiro de 2018 devido a várias irregularidades causadas pela fragilidade da estrutura. Havia “tábuas soltas, parapeitos quebrados e má iluminação”, como o Jornal registrou no período. Somente agora, no início de 2021, foram iniciadas as reformas.

O objetivo é que, até meados de julho, o trabalho estrutural seja concluído. O piso já foi retirado e houve o início da demolição das vigas e da reparação das lajes. Depois disso, o Governo do Estado do Ceará assumirá o projeto para executar a parte arquitetônica e a instalação das obras.

Mas Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e viúva do artista, destaca que a restauração da “La Femme Bateau” independe da Ponte dos Ingleses. “A gente está perdendo tempo. A obra independe da ponte. É tão independente que ela não foi contemplada no novo projeto arquitetônico da Ponte dos Ingleses. Por que não foi contemplada?”, questiona.

Leia também | Mimi Rocha assume o cargo de coordenador-executivo do Centro Cultural Belchior

Para ela, esse trabalho é de responsabilidade dos órgãos públicos, principalmente, porque a escultura havia sido uma solicitação do Governo para o Sérvulo Esmeraldo. “Ela é um patrimônio da Cidade. A Ponte dos Ingleses foi o marco zero para a construção do Dragão do Mar e sinalizava que Fortaleza ganharia um equipamento cultural”, recorda.

'La Femme Bateau', do Sérvulo Esmeraldo, continua sem previsão para restauro
'La Femme Bateau', do Sérvulo Esmeraldo, continua sem previsão para restauro (Foto: Gentil Barreira)

Até um nome indicado para o restauro já tem. Dodora Guimarães defende que o processo deve ocorrer sob responsabilidade de Ari Josino, da Metalúrgica Santa Luzia. Segundo ela, o profissional esteve na primeira vez em que “La Femme Bateau” foi instalada e está acostumado à sua complexidade.

Mas a situação em que a escultura se encontra atualmente é o reflexo de uma realidade em Fortaleza. “Eu não me conformo em como todo esse patrimônio artístico do Sérvulo é tão maltratado. Isso me incomoda tremendamente. Não só do Sérvulo, mas todo o patrimônio artístico da Cidade. Como Fortaleza permite que seu patrimônio seja constantemente maltratado?”, indigna-se.

Leia também | Com referência a Belchior, filme "Velha Roupa Colorida" estreia nesta quinta, 27

“É inadmissível como os monumentos são tratados. É de chorar mesmo. A Cidade tem essas joias e trata como se isso não representasse nada, como se isso não fosse um trabalho de um artista. É muito triste”, continua.

Sérvulo Esmeraldo e a 'La Femme Bateau'
Sérvulo Esmeraldo e a 'La Femme Bateau' (Foto: Gentil Barreira/ Divulgação)

De acordo com ela, o ideal seria que a Secultfor, ao lado de outros órgãos competentes, realizasse um inventário do patrimônio artístico da Cidade. “Para ter esse patrimônio conhecido, precisamos registrar e catalogar. Isso possibilita termos obras conservadas, bem iluminadas, identificadas. E a população pode se apropriar disso”, ressalta.

Dodora afirma que a Secretaria da Cultura da Fortaleza entrou em contato para ter informações sobre toda a história da “La Femme Bateau”. A escultura, inclusive, ganhou um livro organizado por ela e Gilmar de Carvalho (1949 - 2021), em 2019.

Leia também | Raridades do acervo de Vinicius de Moraes são disponibilizadas em site

Entretanto, segundo a curadora, a população também deve zelar pelo patrimônio. “O que está na rua é de todos. A escultura não é do Sérvulo Esmeraldo, é do povo de Fortaleza, é de Fortaleza. Somos todos proprietários da obra. É esse sentimento que temos que ter com nosso patrimônio artístico e cultural. Todo o acervo patrimonial nos legitima como cidadão, como fortalezense”.

Nota completa da Secultfor

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) possui parceria com o Instituto Sérvulo Esmeraldo, desde 2017, com o projeto “Reconstrução, Restauro e Conservação de Esculturas de Sérvulo Esmeraldo”. No contrato, foram contempladas as obras “Pulsação” (1980 – bairro Cocó), “Ballet Gráfico” (2003 – Centro), "La Femme Bateau" (1994 – Praia de Iracema) e “Infinito” (1983 – Centro).

A escultura “La Femme Bateau” será reinstalada após a conclusão da obra da Ponte dos Ingleses de responsabilidade do Governo do Estado do Ceará.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

la femme bateau sérvulo esmeraldo secultfor ponte dos ingleses dodora guimarães

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar