Teatro da Praia desaba na Praia de Iracema

Equipamento cultural gerido pelo ator e diretor teatral Carri Costa é importante símbolo das artes cearenses

Parte da estrutura do Teatro da Praia, equipamento cultural em atividade desde 1993, desabou na madrugada desta quinta-feira, 27. Gerido pelo ator e diretor Carri Costa, que mora no local, o espaço tinha passado por reforma nas arquibancadas e no telhado em janeiro de 2021, porém uma obra mais ampla precisava ser feita, pois o galpão, que data da década de 1930, apresenta fragilidades estruturais "profundas", conforme explica Carri. O diretor detalha que o telhado acima do palco foi o principal ponto afetado pelo desabamento.

"Eu moro nos fundos do teatro e estava dormindo, quando ouvi o barulho por volta das 3h30min. Eu desci pela porta vi a poeira. Precisei esperar aquela poeira baixar pra ver o que houve: um estrago muito grande", lamenta Carri, em entrevista ao O POVO. "Não caiu só o telhado, a ripa. Caiu a ficha de muita coisa. Caiu um monte de coisa para mim...", se emociona o artista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Carri conta que a fachada do espaço está intacta, mas a região do palco está completamente comprometida. "Essa região do palco ainda estava intacta, tinha telha colonial. Com os anos, a gente foi reformando o que dava, mas não tinha grana para ajeitar tudo e acabou colapsando a parte do palco", aponta o artista, que, ao longo dos últimos anos, utilizou as redes sociais para expor as dificuldades de manter sozinho o equipamento cultural. 

História do Teatro da Praia

Há quase três décadas, o Teatro da Praia é um equipamento que leva a arte de forma “democrática” e “progressista” para a população cearense. Em um ambiente “inóspito” no começo, de difícil localização, o espaço cultural antes era apenas mais um dos muitos armazéns situados na Praia de Iracema, nas proximidades do agora Centro Cultural Dragão do Mar. Mesmo diante dos contratempos, “a gente conseguiu trazer muitas pessoas, a cidade começou a se aproximar disso aqui”, explica Carri.

“Como cearenses criativos, a gente começou a preparar espetáculos, realizar festivais de teatro, experimentos, ações. Nós fomos ponto de cultura e se estabeleceu um paradigma de como sobreviver durante tanto tempo enquanto companhia de teatro, enquanto ator, enquanto agente cultural da cidade, dentro de um espaço funcionando interruptamente no mesmo local. E o Teatro da Praia nesse tempo todo sobreviveu. A gente nunca foi subsidiado, a gente nunca ganhou prêmios nacionais para manutenção do espaço”.

Carri destaca que além do espaço de cultura e arte, o Teatro da Praia tem afeto e sentimento. “Eu me emociono muito quando eu falo disso porque eu falo muito da história, da emoção de você ter tantos espetáculos e tantos artistas passando por aqui. A história do teatro cearense passa por aqui”, completa o ator.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Teatro da Praia Carri Costa WHINDERSSON NUNES TEATRO DIRCEU ANDRADE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar