Kardian manual: o SUV compacto turbo que equilibra desempenho, tecnologia e custo-benefício

Kardian manual: o SUV compacto turbo que equilibra desempenho, tecnologia e custo-benefício

O POVO testou o Kardian Evolution durante 7 dias para avaliar o desempenho, a dirigibilidade e o conforto do SUV

O Renault Kardian Evolution com câmbio manual, lançado no fim do ano passado, segue se destacando no mercado automotivo brasileiro. É o único SUV da categoria a combinar motor turbo com transmissão manual, opção ideal para quem busca mais controle na condução e aprecia uma direção com pegada esportiva

O POVO testou o modelo durante 7 dias em Fortaleza e Eusébio, Região Metropolitana da Capital, para avaliar o desempenho, a dirigibilidade e o conforto nos mais variados trajetos que o motorista geralmente encontra no dia a dia das cidades.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por fora, a versão manual mantém o mesmo design da automática, testada pelo O POVO tanto nas Serras Gaúchas quanto em Fortaleza

Tecnologia e conforto do Kardian manual 

A carroceria robusta tem faróis full LED e assinatura luminosa em formato de ‘C’, conferindo visual sofisticado e esportivo. No interior, destaque para o painel digital de 7' e a central multimídia de 8', compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, facilitando a conectividade e praticidade para o dia a dia. 

A lista de equipamentos inclui itens voltados ao conforto e tecnologia ao volante. De série, o SUV traz ar-condicionado digital, direção elétrica e vidros elétricos nas quatro portas, além de travas elétricas. 

Leia mais: Renault Kardian: SUV compacto é bom de briga 

Para manobras mais seguras, o modelo vem com sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, auxiliando nas entradas e saídas de vagas apertadas.  

O volante, que tem regulagem de altura e profundidade, adiciona mais conforto e ergonomia à experiência de dirigir. 

Apesar de um pacote tecnológico moderno, a versão manual deixa a desejar no quesito acabamento interno, com predominância de plástico rígido, embora o acabamento em black piano do painel contenha linhas sutis em preto brilhante.

Kardian manual é o único da categoria com motor 1.0 turbo 

O câmbio manual de seis marchas torna a condução mais interativa, ideal para quem gosta de sentir a força do motor e fazer as trocas no momento certo. O motor 1.0 turbo flex entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, o maior dentre os concorrentes diretos.


A transmissão tem marchas curtas nas quatro primeiras posições, o que deixa o carro mais ágil nas arrancadas e no trânsito da cidade. Já a quinta e a sexta marchas são mais longas, ajudando a reduzir o consumo de combustível e tornando a viagem mais silenciosa na estrada. No uso urbano, o consumo ficou em 8,5 km/l.

Kardian manual x rivais 

Em comparação com rivais como Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e Hyundai Creta, o Kardian se destaca por ser o único a oferecer um motor turbo com câmbio manual, enquanto os outros apostam apenas em motores aspirados nas versões manuais. 

O Kardian Evolution manual mantém a versatilidade de um SUV compacto, com 4,12 metros de comprimento e um porta-malas de 358 litros. Dimensões que se adaptam bem ao uso urbano. 

As barras de teto ajustáveis, que suportam até 80 kg, aumentam sua funcionalidade para quem precisa de mais espaço para transporte de carga.

Qual o preço do Kardian manual 

Para quem busca uma opção mais acessível sem abrir mão da performance, o preço é um diferencial. A versão manual do Kardian Evolution tem preço sugerido de R$106.990, cerca de R$7 mil a menos que a versão automática.

Com isso, a Renault entrega um SUV equilibrado, que une prazer ao dirigir, tecnologia e um ótimo custo-benefício.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Renault Kardian Kardian Evolution kardian manual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar