Renault Kardian: SUV compacto é bom de briga

O SUV compacto fabricado no Paraná abre uma nova fase da Renault e traz atributos para enfrentar concorrentes como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O POVO o testou na Serra Gaúcha, no nordeste do Rio Grande do Sul (RS). Ele chega ao mercado a partir de R$ 112.790

No lançamento mundial no Rio de Janeiro, em outubro do ano passado, o Renault Kardian já avisava a que vinha. Um SUV compacto e urbano do segmento B armado para disputar mercado com Fiat Pulse e VW Nivus. A produção começaria no Paraná em janeiro de 2024 e as vendas em março. Tudo aconteceu dentro do planejado. Mas afinal, ele briga para ganhar? Pelo que O POVO viu nas Serras Gaúchas, a resposta é sim.

O Renault Kardian é um carro esperto. No Test Drive de cerca de 80km ele não decepcionou nas ultrapassagens e nas retomadas.

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A considerar a persona a quem se destina, decerto vem a calhar. O consumidor médio é um sujeito de 35 a 45 anos, recém-casado, com um filho. É urbano e valoriza o status. É emocional e focado em equipamento e qualidade de material.

Para estes, os atributos devem bastar. Dentre os quais, tem outro importante: é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O visual tem uma feição brasileira. O design é brasileiro, após a equipe local vencer disputa interna com outras unidades Renault pelo mundo. Já na disputa de mercado, tem pela frente Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.

A Renault mantém no menu o Stepway CVT (R$ 115.990) e o Duster Intense (R$ 123.990). Ele chega ao mercado a partir de R$ 112.790, na versão Evolution, e vai até R$ 132.790 na versão Première Edition. A intermediária, a Techno 1.0, custa R$ 122.990. O modelo estreia o novo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque.

É o primeiro carro produzido no Brasil com a nova identidade visual da marca, com o logo "Nouvel’R".

Confome já anunciara a francesa, o Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027. O plano estratégico para os mercados internacionais foi anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos. Ele traz novo câmbio automático de dupla embreagem.

A produção ocorre no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas de assistência ao motorista (ADAS).

A frente exibe a nova identidade da marca com o logo "Nouvel’R" e a nova assinatura luminosa. O slogan do Kardian é a mudança que muda tudo. Isso dá a dimensão da aposta. O modelo estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP). Para encarar a concorrência, ele apresenta como armas itens usualmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense. Estes permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

A lista é comum às três versões? Não, a maior parte só na mais cara, jovens.

São seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C. A montadora fala do espírito SUV e a modernidade do Kardian.

O modelo mistura linhas esculpidas e formas arredondadas com os elementos característicos dos SUVs como barras de teto, capô horizontal esculpido e para-choque reforçados pelos protetores. Na traseira, o teto recurvado e o vidro inclinado buscam a imagem de dinamismo à silhueta. Já os ombros mais marcados sugere mais robustez.

As barras de teto são montadas no sentido longitudinal e podem ser transformadas em barras transversais. Uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, é necessária a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. A Renault diz que as barras podem suportar até 80 quilos de carga.

Tem comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura). Traduzindo para o dia a dia, atributo de quem vai usá-lo na cidade. Os ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, idem. Sabe aquelas garagens do seu ou daquele condomínio?

A distância entre eixos (2,60 m) é apresentada como a melhor entre os concorrentes diretos — leiam-se Pulse e Nivus. São 358 litros (VDA) de porta-malas. Os aros de rodas de liga leve diamantados de 17 polegadas são bonitos. Contudo, estarão apenas nas versões techno e première edition. Na versão de entrada, ferro e calota bonitinha. São bicolores, a misturar o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas. A ideia é criar um contraste de luminosidade.

Em busca da beleza interior

Por dentro, o console mais alto se propõe a dar um visual sofisticado ao modelo. O console tem uma capacidade de oito litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão techno (a do meio). Sim, tem espaço dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente na versão première edition (a mais cara).

Bancos traseiros do Renault Kardian
Bancos traseiros do Renault Kardian Crédito: Cid Silva/Divulgação Renault

A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem acionamento mecânico), acionada por meio de um toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado nos videogames. A Renault diz que favorece o uso fluido e intuitivo que dá um toque ainda mais tecnológico e sofisticado à cabine do veículo.

O freio de estacionamento eletrônico está disponível a partir da versão techno — a intermediária. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço para os porta-copos, que é removível, aumentando a capacidade do console.

 

A interface do painel de instrumentos digital de 7” tem informações sobre a condução. O motorista pode escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade. É minimalista. Espartano até.

A central multimídia de 8” tem opção de conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone podem ser usados na tela. É possível escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e My Sense (personalizável) oferecido na versão première edition, a topo de gama.

Também somente na première edition, o ambient lighting está presente. Nele, se pode escolher uma das oito opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos, que se harmoniza com iluminação em LED dos painéis das portas dianteiras.

Nas versões techno e première edition o Kardian traz sistema de áudio com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira) desenvolvido para a cabine do modelo.

Por toda a plataforma

O Kardian inaugura a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos.

A base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.

A RGMP também traz uma arquitetura eletro-eletrônica inédita, que permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. A arquitetura também habilita a aplicação de tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.

A RGMP utiliza a experiência do Renault Group na concepção de plataformas. Na parte estrutural, a RGMP traz a seção dianteira completamente nova, com longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto, que dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura, preservando o habitáculo e protegendo os ocupantes do veículo, em caso de colisão.

Na seção central, a RGMP traz longarinas estampadas em aço de alta resistência, formando uma zona de menor deformação para a proteção dos ocupantes, transferindo as forças de impacto para a seção traseira.

A RGMP também traz uma estrutura frontal de união das colunas, a (cross car beam), onde é montado o novo sistema direção elétrica com coluna de direção colapsável – que promete mais segurança em colisões.

O sistema de direção traz assistência elétrica progressiva, com variação da curva de assistência de acordo com o modo de condução selecionado. Com conectividade via rede CAN, permite o envio de dados para as tecnologias avançadas de segurança (ADAS).

A suspensão traseira traz eixo de torção traseiro leve, projetado para alta durabilidade, o conceito é derivado do Clio europeu, com braços desenvolvidos para a instalação de freio de estacionamento eletrônico ou convencional.

Instalado diretamente na carroceria, sem suportes, promete mais rigidez torcional da carroceria e melhor posicionamento e amplitude de operação, enquanto a estrutura central possibilita a adoção de uma barra estabilizadora interna de maior diâmetro. Segundo a Renault, o resultado é melhor desempenho em curvas.

Anotações

  • O motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e, também, o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.
  • A segurança passiva inclui seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Kardian
  • Na segurança ativa, destaque para o controle eletrônico de estabilidade (ESP). Entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.
  • O Renault Kardian oferece a possibilidade de escolher entre três modos de condução, por meio da tela do multimídia ou de um botão. Cada modo é otimizado para um estilo ou situação de condução específica: My Sense (personalizável), Eco e Sport.
  • O sistema atua na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio ajustando diversas configurações, como resposta do pedal do acelerador, esforço de direção, display do painel de instrumentos do motorista e iluminação ambiente.
  • O novo motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
  • O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.
  • Oferece sistema Start & Stop

Conheça os 13 dispositivos de segurança

O Kardian possui 13 dispositivos de assistência ao motorista (ADAS). Confira abaixo todos eles:

1. Controle de velocidade adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a distância de segurança correta levando em conta a aceleração e desaceleração do veículo da frente. Quando não há um veículo à frente, o controle de velocidade adaptativo funciona como um controlador de velocidade normal, mantendo a velocidade programada. Quando um veículo é detectado à frente, o controle de velocidade adaptativo mantém uma distância de segurança dele. Essa distância é pré-definida pelo próprio sistema em função da velocidade. O motorista pode ajustá-la entre quatro possibilidades. Quando o veículo à frente se afasta, o controle de velocidade adaptativo permite que o veículo retome a velocidade de cruzeiro inicialmente definida, retomando a aceleração. O sistema pode ser ativado em velocidades entre 30 km/h e 160 km/h.

2. Alerta de colisão frontal (FCW): adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pelo radar frontal localizado no para-choque. Além do alerta sonoro, um aviso visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem.

3. Frenagem automática de emergência (AEB): para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW.

4. Alerta de distância segura (DW): adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona acima de 30 km/h, mas é desativado quando o controle de velocidade adaptativo é acionado.

5. Alerta de ponto cego (BSW): por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores, avisa o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.

6. Câmera multiview: são quatro câmeras que simplificam a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8” todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo.

7. Câmera de estacionamento traseira: câmera traseira mostrando a proximidade de obstáculos.

8. Sensor de estacionamento traseiro: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos na traseira do veículo evitando batidas e auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.

9. Sensor de estacionamento frontal: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos na dianteira do carro evitando batidas e que auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.

10. Sensor crepuscular: acende automaticamente os faróis de acordo com a iluminação externa.

11. Controlador de velocidade: mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. É popularmente conhecido como “piloto automático”. Também contribui para reduzir o consumo de combustível.

12. Limitador de velocidade: como o nome já diz, limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado.

13. Assistente de partida em rampa (HSA): mantém, com o uso automático dos freios, o veículo na mesma posição durante dois segundos impedindo que ele retroceda quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador em uma pista com desnível superior a 3%.

Versões

evolution turbo TCe câmbio EDC – R$ 112.790

Principais equipamentos de série:

· 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)

· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)

· Assistente de partida (HSA)

· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré

· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)

· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

· Cluster digital 7”

· Câmbio e-shifter

· Paddle-Shift

· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio

· Ar-condicionado digital com função auto

· Retrovisores externos com ajuste elétrico

· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED

· Barras de teto funcionais e modulares em preto

· Roda flexwheel biton 16”

· Aerofólio traseiro

· Start&Stop

· Modo ECO com EcoScoring

· Volante com ajustes de altura e profundidade

· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento

· Vidros elétricos para passageiros

techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990

Todos os equipamentos da versão evolution mais:

· Frenagem automática de emergência (AEBS)

· Alerta de colisão frontal (FCW)

· Freio de estacionamento eletrônico

· Console elevado com apoio de braço

· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium

· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton

· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free

· Partida remota do motor

· Saídas USB-C para o banco traseiro

· Seis alto-falantes

· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré

première edition yurbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790

Todos os equipamentos da versão techno mais:

· Controle de velocidade adaptativo (ACC)

· Câmera Multiview (MVC)

· Alerta de ponto cego (BSW)

· Alerta de distância segura (DW)

· Sensores de estacionamento frontal

· Faróis de neblina em LED

· Sensor crepuscular

· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)

· Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)

· Carregador de smartphone por indução

· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas

· Antena shark

· Teto bíton preto Nacré

· Badge lateral “Premiere Edition”

· Skis na cor prata acetinada

· Grade frontal em preto brilhante

*O jornalista viajou a convite da Renault

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