Como limpar o teclado do notebook? Veja dicas e motivos para fazer
Limpar o teclado do notebook regularmente evita falhas na digitação e até danos mais graves. Técnico ensina como fazer a higienização correta e com segurança e dá dicas
13:00 | Ago. 03, 2025
Muita gente não dá atenção à limpeza do teclado dos computadores, mas isso pode causar problemas sérios no equipamento.
“A sujeira acumulada pode fazer as teclas travarem, apresentarem falhas ou até gerar curtos no teclado”, alerta Samuel Cezar, técnico em informática e especialista em manutenção de notebooks.
A seguir, técnico tira dúvidas frequentes sobre como higienizar essa parte dos equipamentos e dá dicas de como limpar com segurança.
O que fazer quando o celular está lento? CONHEÇA 5 soluções para testar hoje
Poeira e sujeira afetam o desempenho do teclado?
Sim, e estão entre os principais vilões. Samuel reforça que “a poeira é o maior causador de mau funcionamento em equipamentos eletrônicos, principalmente em notebooks, que são usados em mesas, sofás, camas e outros locais propícios ao acúmulo de sujeira”.
Além de impedir que uma tecla funcione corretamente, a sujeira pode causar o fenômeno de toques fantasmas — quando o teclado digita sozinho.
“Isso acontece principalmente quando há umidade ou pelos de animais acumulados entre as teclas”, explica Samuel. Para quem tem pets em casa, o cuidado precisa ser redobrado.
A frequência de limpeza pode depender do ambiente e dos hábitos do usuário. “Usar o notebook em locais limpos e evitar comer perto do equipamento ajudam muito. Pequenos detritos ou gordura de alimentos prejudicam o teclado”, comenta o técnico.
Vai comprar um notebook? VEJA 8 dicas para escolher o melhor
Qual a forma mais segura de limpar o teclado?
O primeiro passo é sempre desligar o notebook e, se possível, remover a bateria. “Se for bateria interna, aguarde o equipamento desligar totalmente antes de começar”, orienta Samuel.
A limpeza pode ser feita com pano de microfibra levemente umedecido com álcool isopropílico 70%, cotonetes ou pincéis específicos para eletrônicos.
WhatsApp Business: como criar? VEJA passo a passo simples e prático
“O álcool isopropílico é o mais indicado porque evapora rápido e não deixa resíduos. Caso não tenha, um pano úmido (nunca molhado) também pode ser usado com muito cuidado”, afirma.
Samuel também recomenda escovas de dente antigas, desde que estejam higienizadas. “Faça movimentos suaves, sem pressionar, para evitar danos nas teclas e na estrutura do teclado.”
É possível tirar as teclas do notebook para limpar?
No caso de teclados mecânicos ou de PCs, sim. “Você pode usar os dedos ou um extrator de teclas e recolocar depois com facilidade”, explica.
No entanto, para notebooks, a recomendação é outra: “Não tente remover as teclas do notebook em casa".
A estrutura por baixo das teclas é frágil, tem borrachas e membranas plásticas que podem ser danificadas facilmente. Se for necessário, procure um técnico.
Cache do celular: como limpar? VEJA passo a passo simples e prático
Pode usar água ou produtos multiuso?
Segundo Samuel, esse é um dos erros mais comuns. “Nunca use água em excesso, produtos de limpeza doméstica como limpador multiuso ou lustra móveis. Eles podem causar curto-circuito e danificar não só o teclado, mas o notebook inteiro.”
O único líquido realmente seguro, e mesmo assim em pequena quantidade, é o álcool isopropílico 70%, aplicado com pano de microfibra ou cotonete levemente umedecido.
ENTENDA por que é arriscado misturar produtos de limpeza e saiba o que evitar
E o uso de aspiradores e outras ferramentas?
Samuel afirma que existem ferramentas como sopradores de ar comprimido usados por assistências técnicas, mas o custo costuma ser alto para uso doméstico.
“Para o dia a dia, o ideal é usar itens simples como pincel, cotonete, pano de microfibra e o álcool isopropílico”, reforça.
Como limpar o sofá? VEJA truques caseiros simples e rápidos
Se optar por comprar algum item, ele informa serem vendidos em lojas online e físicas de informática.
Qual a diferença entre teclado mecânico e de notebook?
Os teclados mecânicos são mais robustos e permitem a retirada das teclas de forma segura. Já os de notebook são compactos e sensíveis.
“A estrutura das teclas do notebook é delicada e não foi feita para ser desmontada pelo usuário comum”, alerta Samuel. Por isso, em notebooks, a limpeza deve ser sempre superficial.
LEIA TAMBÉM | Como largar o vício em smartphones, segundo a ciência
Com que frequência devo limpar o teclado?
Segundo o técnico, o ideal é higienizar o teclado pelo menos uma vez por semana. “Tirar 30 minutos no fim de semana pode evitar muitos problemas no futuro e aumentar a vida útil do notebook”, recomenda.
WhatsApp tem um modo oculto; SAIBA o que é e como ativar
Vale a pena levar o notebook a um técnico para limpar?
Se o usuário tiver dúvidas sobre como limpar ou perceber mau funcionamento, o ideal é procurar uma assistência especializada.
“Um técnico vai usar as ferramentas certas, identificar outros possíveis defeitos e entregar o equipamento funcionando corretamente”, conclui Samuel.
>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp
Dicas para limpar o teclado do notebook
A seguir, veja um compilado das dicas para limpar o teclado do notebook da forma mais segura e adequada:
- Desligue o notebook e remova a bateria, se possível
- Use pano de microfibra levemente umedecido com álcool isopropílico 70%
- Nunca use água em excesso ou produtos de limpeza doméstica
- Cotonetes e pincéis podem ajudar a remover sujeira entre as teclas
- Evite panos de algodão, pois soltam fiapos
- Se necessário, use escova de dente higienizada com movimentos leves
- Não remova teclas de notebook; busque procurar um técnico para isso
- Aguarde cerca de 10 a 15 minutos antes de ligar novamente o notebook
- Limpe ao menos uma vez por semana para evitar acúmulo de sujeira