Vai comprar um notebook? Veja 8 dicas para escolher o melhor

Notebook é um bom investimento quando atende bem às necessidades do usuário. Por isso, é importante ficar atento em algumas especificações na hora de selecionar o melhor aparelho. Confira dicas para te ajudar durante a escolha de um bom laptop

Dica 1

Defina qual sua necessidade

Modelos de entrada atendem a demanda de aparelhos utilizados apenas para estudos
Modelos de entrada atendem a demanda de aparelhos utilizados apenas para estudos Crédito: Pexels

Para fazer uma boa compra, é importante definir qual será a finalidade do uso do notebook. Algumas das especificações são mais indicadas que outras dependendo do objetivo da aquisição.

Se a necessidade for para tarefas mais simples como estudos (edição de textos, leituras ou planilhas), um modelo de entrada das fabricantes atende a demanda. No caso de funções mais complexas (como edição de vídeos, transmissões ao vivo, criação de designs ou para jogos), é preciso investir em um aparelho mais avançado.

Dica 2

Considere modelos com armazenamento SSD

Alguns notebooks permitem que o usuário tenha um HD e um SSD simultaneamente
Alguns notebooks permitem que o usuário tenha um HD e um SSD simultaneamente Crédito: Freepik

O armazenamento em SSD é uma das melhores formas de obter o máximo desempenho de um PC ou notebook. Ele torna o funcionamento do sistema mais ágil do que equipamentos com HD, por exemplo.

Diversos modelos já possuem SSD embutidos, mas também é possível encontrar notebooks com um menor valor que possibilitam adicionar um SSD posteriormente. Algumas opções permitem que o usuário tenha um HD e um SSD simultaneamente: enquanto o SSD trabalha para o uso do sistema, o HD é usado para armazenar arquivos.

Devido aos modelos com SSD terem um custo mais elevado, geralmente eles possuem um armazenamento mais limitado em relação ao HD.

Dica 3

Quanto de memória RAM é suficiente?

A memória RAM é um dos componentes mais importantes
A memória RAM é um dos componentes mais importantes Crédito: Freepik

Ainda falando de espaço, a memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes. Ela é um armazenamento temporário de informações do sistema operacional e de aplicativos em uso.

Muitos modelos contam com ao menos 8 GB de memória RAM, um valor adequado para a maioria das tarefas cotidianas, mas pouco para tarefas mais pesadas.

Além de priorizar os modelos que entreguem no mínimo 8 GB do componente, é interessante observar a possibilidade de fazer o “upgrade” da RAM, pois muitos notebooks contam com pouco espaço livre para adição de mais memória.

Dica 4

Processador de qualidade

Para descobrir a geração do processador, bastar observar este número destacado no aparelho
Para descobrir a geração do processador, bastar observar este número destacado no aparelho Crédito: Évila Silveira

O processador é como o cérebro do notebook e comanda todas as funções. Existem dois grandes fabricantes de processadores no mercado: Intel e AMD. É interessante optar por modelos intermediários como Intel Core i5 e AMD Ryzen 5.

Algumas especificações podem ser notadas. Em relação à frequência: quanto maior ela for, mais rápido o processador será. Sobre o cache: quanto maior, melhor o desempenho. Já observando a geração do processador: quanto maior for o número, melhor o aparelho será.

Dica 5

O que observar no display?

Quedas, exposição à sujeira, poeira e impactos podem prejudicar o display
Quedas, exposição à sujeira, poeira e impactos podem prejudicar o display Crédito: Freepik

Em relação à tela do notebook, é importante observar dois aspectos: o tamanho e a resolução. O tamanho pode ser escolhido conforme a preferência, um de 13 polegadas é uma boa alternativa. Copmpartivamente, ela tem dimensões próximas à de uma folha ofício padrão (A4).

Sobre a definição, em HD ela já é suficiente para assistir a filmes, rodar alguns jogos com uma boa qualidade e realizar as tarefas do dia a dia. A tela Full HD pode encarecer a máquina, sendo mais interessante para quem precisa editar imagens ou quer uma alta definição em jogos mais pesados.

Dica 6

Placa de vídeo dedicada: ideal só para jogos?

A placa de vídeo é responsável por gerar e renderizar gráficos tanto 2D quanto 3D
A placa de vídeo é responsável por gerar e renderizar gráficos tanto 2D quanto 3D Crédito: Pexels

A placa de vídeo é o componente que faz a leitura e exibição das imagens, como fotografias, vídeos, gráficos da internet, programas e jogos. Por isso, quanto mais intenso for o uso nesse sentido, mais potente precisa ser essa placa.

Se o notebook for usado para jogos, é necessário buscar opções que contam com uma placa de vídeo dedicada. Diferentemente de placas integradas, as dedicadas entregam muito mais desempenho para atividades gráficas.


Dica 7

Atenção às entradas e conexões

Periféricos são dispositivos externos usados para enviar ou receber informações do computador
Periféricos são dispositivos externos usados para enviar ou receber informações do computador Crédito: Pexels

Na hora de saber qual notebook comprar, é necessário prestar atenção nas entradas e conexões e ver se contam com todo o necessário para as funções que o equipamento vai desempenhar.

Algumas delas são:

  • a quantidade de entradas USB (para conectar pendrives e periféricos como mouse),
  • entradas para fone de ouvido e microfone,
  • porta HDMI (que permite conectar o aparelho com a televisão),
  • porta ethernet (para conectar um cabo de rede),
  • webcam,
  • leitor de cartão SD ou micro SD,
  • conexão Wi-Fi e
  • Bluetooth.

Dica 8

Finalmente, o sistema operacional

Windows e Linux são dois famosos sistemas operacionais para computadores
Windows e Linux são dois famosos sistemas operacionais para computadores Crédito: Évila Silveira

Para o notebook funcionar, ele precisa de um programa de base, que vai comandar todos os seus recursos. O sistema operacional mais comum é o Windows, sendo que a versão 11 é a mais recente. Quanto mais antiga for, mais desatualizada ela será.

Há também a opção do Linux, que é mais leve e ajuda a comprar um notebook barato. A questão é que nem todo mundo sabe operar o sistema. Ele pode não ser compatível com outros programas que as pessoas estão acostumadas, dificultando a utilização do aparelho.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dicas para escolher notebook melhor notebook notebook para estudos notebook para jogos notebook custo beneficio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar