Inteligência artificial ChatGPT passa em exame da OAB
Inteligência artificial usa banco de dados para gerar respostas similares a escritas por humanos; ChatGPT marcou 48 pontos na primeira fase do exame da OAB![É preciso ser claro e específico para evitar respostas vagas do ChatGPT](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2023/02/03/818x460/1_chatgpt_5-21011465.jpg)
O sistema de inteligência artificial ChatGPT, que tem sido notícia frequente desde que foi aberto ao público, em dezembro de 2022, conseguiu um novo feito. Agora, o programa foi "aprovado" na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O experimento foi realizado por um advogado especializado em direito digital. Após a "conquista", Daniel Marques foi entrevistado pelo jornal Estadão sobre o episódio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao veículo, ele contou que não é a primeira vez que o ChatGPT "se inscreveu" na prova. Em janeiro, Marques havia tentado um experimento similar, mas sem êxito.
Para passar na primeira fase do exame da OAB, é necessário obter 40 pontos - a nota máxima é 80. Na primeira tentativa, o ChatGPT havia conseguido chegar a apenas 36.
Recentemente, a OpenAI, empresa de tecnologia responsável pelo desenvolvimento da plataforma, fez melhorias na inteligência artificial do ChatGPT. Após as alterações, Marques realizou um novo teste.
Desta vez, o robô conseguiu 48 pontos. Embora não seja um placar memorável, seria o suficiente para um candidato humano avançar à próxima fase da prova.
Marques finaliza a entrevista afirmando acreditar que o ChatGPT tem capacidade para ser "aprovado" na segunda etapa do exame. A prova tem quatro questões discursivas, que são corrigidas manualmente - ao contrário da primeira, em que as questões são de múltipla escolha.