Telescópio Hubble encontra maior núcleo de cometa já registrado

Chamado de C/2014 UN271, cometa tem sido observado desde 2010; com cerca de 140 quilômetros, diâmetro do corpo celeste é 50 vezes maior que a média da categoria

Astrônomos anunciaram nessa terça-feira, 12, a descoberta do maior núcleo de cometa já encontrado. O achado foi feito com o auxílio do telescópio Hubble, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).

Segundo a página oficial do telescópio, o cometa, chamado C/2014 UN271, tem cerca de 140 quilômetros de diâmetro. O tamanho é 50 vezes maior que a média para corpos celestes do tipo. O agora segundo colocado, C/2002 VQ94, tem menos de 100 quilômetros de diâmetro.

Nuvem de poeira e gelo do cometa C/2014 UN271, que gera "cauda" visível, é muito maior que o núcleo do corpo celeste, feito de rocha (Foto: Divulgação/Nasa/Hubble)

Apesar de o cometa atualmente estar vindo em direção ao Sistema Solar, não há motivo para preocupação. A distância mais próxima que o C/2014 UN271 chegará do Sol, em 2031, é de cerca de 1,6 bilhão de quilômetros - aproximadamente a mesma entre a estrela e o planeta Saturno.

O C/2014 UN271 é observado desde 2010. Ele foi descoberto pelos cientistas Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein, e tem idade estimada em 4 bilhões de anos. O cometa é originado da nuvem de Oort, área externa ao Sistema Solar, que compreende distâncias entre 2 mil e 200 mil o espaço entre a Terra e o Sol.