Cid atribui demora para eventos públicos com Evandro à agenda no Interior

Ocasião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2, em uma caminhada no bairro Parque São José. Ausência de Cid era notada na campanha de Evandro Leitão

12:29 | Set. 02, 2024

Por: Ludmyla Barros
Cid Gomes (PSB), em evento de Evandro Leitão (PT) (foto: Ludmyla Barros/O POVO)

O senador Cid Gomes (PSB) esteve, pela primeira vez em sete meses, em um evento público com o candidato petista à Prefeitura, Evandro Leitão. Ocasião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2, em uma caminhada no bairro Parque São José, em Fortaleza. Cid atribuiu a demora das aparições públicas ao lado do deputado, a quem é aliado, a uma agenda cheia no interior.

“Eu tenho 91 candidatos do PSB, é natural que as pessoas do Interior me peçam a presença e eu tenho procurado estar, além dos candidatos do PSB, também candidatos aliados”, disse o senador.

Segundo ele, a presença hoje ocorreu à convite da candidata a vereadora , do PSB. “Venho com maior prazer. Para mim é uma alegria que essa caminhada possa ter a presença do candidato à Prefeitura, Evandro Leitão”, disse Cid.

Apesar da ausência física do senador até o momento na campanha, ele salientou que a legenda à qual é filiado, o PSB, integra a coligação da candidatura de Evandro, portanto, haveria um apoio à campanha do petista desde o início, apesar de ele próprio votar em outra cidade - Sobral.

“Com muita alegria, meu amigo pessoal. Estou apoiando, embora meu voto seja no Interior, mas aqueles me têm atenção aqui em Fortaleza, se puderem ajudar o Evandro, acho que estão fazendo o melhor pela cidade”, disse Cid.

O senador teceu elogios ao petista, alegando que Evandro seria, dentre os candidatos, o que melhor promoveria uma integração entre as três instâncias de poder.

“Fortaleza é uma das principais capitais do Brasil e para ser bem administrada é fundamental que o prefeito tenha uma boa relação com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Isso vai facilitar parcerias, que são realizações, investimentos, melhorias na vida das pessoas. O candidato que mais pode fazer essa integração é o Evandro”, afirmou Cid.

Ausência de Cid era notada na campanha de Evandro Leitão

A última aparição de Cid e Evandro no mesmo evento foi na filiação do senador ao PSB, em quatro de fevereiro, quando o deputado estadual ainda não era o candidato oficial do PT.

Na ocasião, Cid brincou, afirmando que “pelo gosto dele”, Evandro também estaria sendo filiado ao PSB. Meses antes, o senador havia concedido uma carta de anuência ao deputado, que saía do PDT, sigla a qual Cid era presidente. Evandro saiu e filiou-se ao PT.

No mesmo evento, o senador chegou a criticar uma hegemonia entre os três Governos, afirmando “não ser bom” que um único partido fosse “dono de tudo.”

“Não é bom para política, não é especificamente o PT, não é bom para a política do Ceará, que nos últimos anos tem sido uma política que várias forças se somam, ter uma força só, um partido só com as três principais posições”, afirmou em fevereiro.

Evandro foi, então, oficializado como pré-candidato e, após, candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. O PSB integrou a base de partidos aliados mas, apesar disso, não havia a presença de Cid em eventos públicos com o petista.

Nos bastidores, é dito que o senador articulava uma vaga do PSB na vice de Evandro, com o nome da então secretária de Cultura, Luisa Cela. Movimentação acabou não se concretizando e a vice ficou com a deputada estadual Gabriella Aguiar, filiada ao PSD.

Paralelamente, Cid ainda era visto em eventos em outras cidades do interior, como Sobral e Horizonte. Um gesto público de apoio a Evandro ocorreu recentemente, quando o senador adesivou o carro, com uma peça de Evandro.