Evandro diz que Célio participará da campanha e que não conseguiu falar com Luizianne

Célio e Luizianne tiveram as candidaturas retiradas, após negociações, em prol de apoio dos partidos à postulação de Evandro

O pré-candidato petista, Evandro Leitão (PT) comentou nesta quinta-feira, 1º, sobre dois apoios, a princípio incertos, à sua campanha à Prefeitura de Fortaleza: dos deputados federais Célio Studart (PSD) e Luizianne Lins (PT). Ambos tiveram as candidaturas retiradas, após negociações, em prol de apoio dos partidos à postulação de Evandro.

Segundo Evandro, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), houve uma conversa com Célio na última quinta-feira, mesmo dia do anúncio de que o PSD não teria candidato a prefeito e apoiaria a candidatura de Evandro Leitão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Com o Célio tive com ele na semana passada, na quinta-feira. Eu conversei com ele. E eu tenho certeza, ou pelo menos foi isso que ele me disse, que ele virá para nossa campanha”, garantiu Evandro, em entrevista coletiva.

O mesmo diálogo não teria ocorrido com Luizianne, a quem o deputado disse não ter conseguido contatar. “Com a deputada Luizianne, eu não tive com ela, tentei contato e não consegui. Estou respeitando os momentos”, afirmou.

PSD anuncia apoio a Evandro e rifa Célio Studart

Na última quinta-feira, o PSD anunciou que não terá candidato a prefeito de Fortaleza e apoiará a candidatura de Evandro Leitão (PT). Parceria se intensificou com o anúncio de que a sigla integraria a chapa de Evandro, com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) como candidata à vice.

Movimentação rifou a pré-candidatura de Célio Studart, que chegou a pontuar 8% em pesquisa Datafolha encomendada pelo O POVO. Ele defendeu a própria postulação até o final, como melhor alternativa para o PSD.

Na convenção do PSD, antes do anúncio da vice, Evandro chegou a elogiar Célio, que não compareceu ao evento.

Após a confirmação de parceria das siglas na chapa, o deputado Luiz Gastão garantiu a participação de Célio na campanha de Evandro.

O próprio deputado, no entanto, afirmou “estar refletindo sobre esse processo”. Declaração foi dada na última terça-feira, 30, ou seja, dias após a conversa com Evandro.

“Observando o que pensa a parcela da população que esperava que concorrêssemos para, após isso, decidir se irei ou não participar da campanha”, disse ao ser questionado pelo O POVO.

Evandro busca apoio de Luizianne na campanha

Luizianne e Evandro competiam pela vaga de postulante pelo Partido dos Trabalhadores, junto de outros três petistas. As negociações foram extensas e só se encerraram em encontro da sigla, em abril.

Na ocasião, apenas Luizianne e Evandro inscreveram as pré-candidaturas, diante da desistência dos demais três pré-candidatos. Luiziane só retirou a pré-candidatura poucos minutos antes da votação do encontro. Os apoiadores dela se abstiveram no apoio a Evandro, sinalizando que a divisão persistia no partido.

No mesmo dia, Evandro já sinalizou que buscaria dialogar com a deputada, elogiando o trabalho dela. Elogios persistiram nas semanas e meses seguintes, ainda sem um apoio público de Luizianne, que se dedica a coordenar a campanha do aliado Waldemir Catanho (PT), em Caucaia.

Na última semana, a presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffman, revelou ter tido conversas com Luizianne e disse que a deputada “vai entrar na campanha do Evandro”, embora existam outras “prioridades”.

Com informações de Vítor Magalhães

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar