Pré-candidata da Rede critica PT por escolher Evandro ao invés de Luizianne: "Os mesmos coronéis"

Cindy Carvalho questionou o processo interno da sigla petista e disse que se as mulheres seguirem sendo desprezadas, a "velha política vai continuar"

A pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pela Rede Sustentabilidade, Cindy Carvalho, única mulher restante entre os nomes cogitados, criticou a escolha do PT por Evandro Leitão, ao invés de Luizianne Lins. Em vídeo publicado nas redes sociais no domingo, 21, ela questionou o modelo interno de seleção.

“Como falar que foi um processo democrático se a disputa foi entre uma mulher (Luizianne) que conhece o partido, está no partido há 35 anos, foi prefeita duas vezes e pontuava três vezes mais nas pesquisas do que o outro candidato (Evandro)?”, declarou Cindy.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

E completou: “Falar que foi um processo democrático até pode ter sido, mas falar em democracia desse jeito eu acho que tem muitas ressalvas antes”.

A pré-candidata pela Rede ainda afirmou que a escolha do presidente da Assembleia em detrimento de uma mulher, que tem, segundo ela, uma trajetória reconhecida no PT, e no contexto político de Fortaleza, levanta questões sobre a representatividade feminina e a influência do machismo estrutural na política.

Cindy destacou que se as mulheres, mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro, são desprezadas na política, isso implica em uma manutenção da velha política com "os mesmo coronéis".

"Porque se as mulheres, que são a maioria do eleitorado brasileiro, são desprezadas na política, isso significa que a velha política vai continuar. Essa mesma política que nós temos repulsa, com a mesma cara, com os mesmos coronéis, as mesmas pessoas, essa cultura ultrapassada da política", disse.

E questionou: "Se os partidos não reconhecerem o machismo estrutural como algo ruim pra democracia interna deles, como é que a gente pode esperar que de fato haja mais mulheres na política?".

Federação Rede/Psol enfrenta impasse

Cindy Carvalho foi lançada pelo seu partido como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, porém, o partido faz federação com o Psol, que por sua vez anunciou Técio Nunes como postulante ao Paço Municipal. Apenas um poderá encabeçar a chapa. A previsão é de que a decisão aconteça no início da maio. 

Com esse impasse, a federação terá que seguir o regimento. De acordo com o deputado estadual Renato Roseno (Psol), o estatuto prevê que os votos para vereadores das eleições de quatro anos atrás, isto é, de 2020, geram a proporcionalidade para a atual federação.

Na ocasião, o Psol elegeu dois parlamentares, Adriana Gerônimo e Gabriel Aguiar, com mais de 8 mil votos cada, já a Rede Sustentabilidade apenas um, Estrela Barros, com quase cinco mil

"Pelo estatuto da federação, os votos de quatro anos atrás, eles geram a proporcionalidade para a federação atual. É assim, o Psol teve 'x' votos há quatro anos atrás para vereador, a Rede teve 'y' votos. Essa proporção é a proporção dos delegados para a federação atual", explicou Renato Roseno.

Em 2020, o Psol teve Renato Roseno como candidato à Prefeitura, somando 34.346 votos. Entre votos nominais e de legenda para a Câmara, a sigla conquistou 46.606 e 3.588, respectivamente, dando um total de 50.194, ou seja, 3,93%.

Já a Rede Sustentabilidade contabilizou 42.672 votos nominais e 590 de legenda, somando ao final 43.262, o equivalente a 3,38%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rede luizianne lins evandro leitao pt prefeitura de fortaleza cindy carvalho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar