Cid Gomes sobre coordenar campanha de Elmano: "Farei de corpo e alma"
Senador comentou sobre a disposição de estar na linha de frente da campanha de reeleição do governador. Cid também destacou que o compromisso com Júnior Mano segue mantido
O senador Cid Gomes (PSB) falou sobre a possibilidade de coordenar a campanha de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) e afirmou que assumiria o papel “de corpo e alma”.
A declaração de Cid foi dada em entrevista nessa sexta-feira, 13, ao jornalista Reginaldo Silva, da coluna Ponto Político, do portal Ceará Notícias. O senador estava em missão oficial no Japão e compartilhou que deverá se reunir com o governador após o Carnaval.
Cid reafirmou o apoio à reeleição do petista e destacou a disposição de atuar na linha de frente da campanha do aliado.
“Pode ter certeza que a minha disposição de estar na linha de frente da campanha, e eu defendo a reeleição do Elmano, é uma disposição que abre todas as possibilidades. Se o papel que quiserem para mim é o papel de coordenar a campanha, pode ter certeza que eu farei isso de corpo e alma", disse.
Na última segunda-feira, 9, Elmano de Freitas disse não ter dúvidas de que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes farão a “melhor coordenação de campanha que o Ceará já viu”.
“Eu vou ter a melhor coordenação de campanha que o Ceará já viu: Cid e Camilo. Já pensou um candidato com as entregas que nós temos, tendo Cid e Camilo coordenando a nossa campanha, com esse projeto político que temos de deputados, vereadores, com o nosso povo, vendo o que está sendo feito. Eu não tenho nenhuma dúvida”, disse o governador em agenda no município de Missão Velha.
Visando o apoio às campanhas de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Elmano, o ministro Camilo Santana já antecipou que poderá se afastar do cargo no Ministério da Educação (MEC). O ex-governador frisou que a desincompatibilização não seria para concorrer a cargos eletivos. Como senador eleito em 2022, ele ainda está no meio de um mandato de oito anos.
Compromisso com Jr. Mano mantido
Cid também enfatizou que o compromisso em defender o deputado federal Júnior Mano (PSB) como pré-candidato ao Senado Federal segue mantido. No dia 7 de fevereiro, o parlamentar publicou uma foto ao lado de Cid após o senador retornar de viagem.
Ainda em entrevista ao portal Ceará Notícias, o líder do PSB no Ceará elogiou Mano e, apesar de reconhecer que as candidaturas ainda serão decididas, pontuou o “compromisso pessoal” com o deputado federal.
“A primeira reunião que eu tive quando voltei de viagem foi com o Júnior Mano. Ele é meu amigo de longas datas. Boa parte das pessoas que seguem a sua orientação já eram do PSB, se filiaram ao PSB já nas eleições passadas. Eu tenho essa relação com o Júnior há um bom tempo, acho uma liderança promissora. Não há nenhum outro deputado federal no Ceará que tenha a quantidade de prefeitos e de lideranças vinculadas. Eu sinto muita alegria de poder tê-lo no PSB”, iniciou.
“Tenho um compromisso pessoal com Júnior Mano de defender a sua candidatura como representante do PSB em uma chapa majoritária. Compreendo, ele sabe, que a gente não decide candidaturas que não sejam naquela hora última. A gente tem que ver tudo que é o cenário e no Ceará creio que deverá acontecer no final de julho, mas eu pessoalmente tenho esse compromisso com ele e nada mudou”.
Júnior Mano foi expulso do PL em 2024 por apoiar a candidatura de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza. Na época, o petista disputava o segundo turno contra o deputado federal André Fernandes (PL). Em dezembro de 2024, Mano anunciou a filiação ao PSB e posou em foto ao lado de Cid e do prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional do partido.
Apesar de defender a pré-candidatura do deputado e de já ter expressado que não deseja concorrer à reeleição, Cid é preferência de alguns políticos, incluindo nomes do PSB. Questionado sobre essa movimentação no final do ano passado, o deputado Júnior Mano considerou como natural, reconheceu a força do senador e enfatizou que irá apoiá-lo “onde estiver”.
“Respeito a decisão de qualquer um deles”
Cid Gomes também comentou sobre as recentes falas dos irmãos sobre o cenário eleitoral no Estado. No início deste mês, a secretária estadual das Mulheres e deputada licenciada, Lia Ferreira Gomes (PSB), indicou que seguirá Cid e disse acreditar que o irmão manterá seu apoio ao governador Elmano, mesmo com a possibilidade de disputar contra o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB).
Apesar de não ter confirmado que concorrerá, o nome do tucano vem sendo cotado pela oposição no Estado, inclusive com apoio de nomes do União Brasil.
Já o ex-prefeito de Sobral Ivo Gomes (PSB) disse não ter compromisso em apoiar Elmano, mencionando a aliança do governador com seus adversários políticos em Sobral. Ivo também também admitiu que poderia fazer campanha para o irmão mais velho, Ciro.
Sobre as declarações, Cid relembrou que a política colocou os irmãos em lados opostos, mas afirmou que respeita a decisão de qualquer um deles.
“Nós somos irmãos, eu faço de tudo para que a nossa relação de irmãos esteja preservada. A política já nos colocou em campos opostos. Eu respeito a decisão de qualquer um deles, não há da minha parte nenhuma intenção de ser o dono da verdade. Eu tenho opinião, sempre manifesto publicamente as minhas opiniões e respeito a opinião dos outros”, apontou.