Em articulação com Prefeitura de Fortaleza, 3 suplentes de vereador do Avante assumem mandato
Dois dos suplentes de vereador assumiram nesta quarta-feira e mais um irá retornar. Partido faz rodízio de filiados e fica com bancada só de suplentes
Integrante da base do governo Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, o Avante articulou com a Prefeitura de Fortaleza para que a bancada inteira passasse a ser composta por suplentes, que assumem temporariamente o mandato.
Esta quarta-feira foi de posses na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Três suplentes de vereador assumiram, dois deles do Avante, enquanto outro é do Mobiliza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pelo Mobiliza, Igor Nogueira assume vaga deixada pelo licenciado Germano He-Man. Já pelo Avante, Juninho Aquino substituirá temporariamente Ana Aracapé, enquanto Cláudio Lima herda vaga temporária deixada por Pedro Matos.
Presidente municipal do Avante, o vereador Emanuel Acrízio estava licenciado, abrindo uma vaga para o suplente Marcelo Tchela.
"Eu estou retornando hoje (quarta-feira, 25), me licenciando novamente para assumir um cargo na Prefeitura, e aí o Tchela retorna à Casa novamente por mais algum tempo", explicou o parlamentar, que permanecerá agora como assessor institucional no gabinete do prefeito Evandro Leitão (PT).
"Foi uma articulação de partido, porque nós tínhamos um compromisso de todos os suplentes assumindo aí primeiro semestre. Então, nós estamos cumprindo o acordo do rodízio do partido, que é mais do que justo. Ninguém seria eleito sem um suplente", explicou ao O POVO.
Leia mais
Rodízio e licenças movimentam cadeiras na CMFor
Cláudio Lima assume a vaga deixada por Pedro Matos, que é suplente de deputado estadual herdou vaga temporária na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) após licença da deputada Dra. Silvana (PL).
No entanto, Cláudio só assume a vaga devido à nomeação, por parte do prefeito Evandro Leitão, de Emanuel Acrízio para cargo na Prefeitura. Caso isso não ocorresse, Cláudio ou Marcelo Tchela teriam que ficar de fora, porque Acrízio já tinha tirado o período de licença a quem tinha direito.
No discurso de posse, Lima agradeceu a Evandro pela atenção e ao colega Tchela pela articulação política, afirmando que chega para os 120 dias de mandato para trabalhar na base eleitoral do prefeito. Curiosamente, o titular da vaga Pedro Matos faz oposição ao Partido dos Trabalhadores, tendo sido recentemente convidado para migrar para o Partido Liberal (PL).
- Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO
Suplente alvo de investigação
Cláudio Lima foi alvo de operação da Polícia Civil antes da eleição de 2024, em agosto, que apurava suposto esquema na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para "furar a fila" de usuários de serviços de saúde.
Na época, ele chegou a ter prisão decretada, que depois foi substituída pelo uso de tornozeleira eletrônica. A medida, no entanto, foi relaxada ainda neste ano, e o caso ainda segue em estado de inquérito policial, sem qualquer denúncia formal contra o suplente.

À coluna Vertical, do O POVO, Cláudio Lima destacou que o caso ainda continua em fase de investigação e disse “acreditar na Justiça” para elucidação do caso.Segundo o inquérito, o esquema teria tido início em 2021. Após identificá-lo, a SMS contatou a Polícia Civil, que iniciou as investigações por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). Os agendamentos eram realizados através de perfis falsos.
O POVO apurou na época que um único perfil chegou a cadastrar mais de mil usuários. Chegaram a ser marcados de forma fraudulenta uma série de procedimentos cirúrgicos, consultas e exames na rede municipal, mas não necessariamente os procedimentos foram realizados.
Cláudio Lima tem 40 anos e é nascido e criado no Pirambu. É Agente administrativo e concorreu ao cargo de vereador pelo Avante nas Eleições de 2024, com candidatura deferida, onde obteve 7.838 votos, tornando-se 3.º suplente.
“Estamos chegando hoje na Casa, e espero que seja de muito aprendizado esses quatro meses. A gente vai estar aqui para lutar por toda a Fortaleza, mas principalmente pela minha região, do Grande Pirambu. Nasci e me criei lá, bairro de gente trabalhadora, de homens e mulheres que acordam cedo para lutar pelo pão de cada dia. E a gente vai trabalhar na saúde, educação, e em tudo aquilo que a nossa comunidade precisa”, disse no ato da posse.

Igor Nogueira concorreu pela primeira vez
O suplente de vereador Igor Nogueira tem 40 anos e se diz empresário. Já atuou como chefe de gabinete do vereador Didi Maravilha e foi gestor de conciliação no Procon.
Já vereador empossado, destacou em discurso a linha de atuação que terá na Câmara. “Representar o povo é uma missão sagrada e ao assumir oficialmente renovo com ainda mais força o compromisso com essa cidade que me inspira. Venho para fazer uma grande diferença trabalhando junto com o prefeito e a sua base em defesa dos direitos dos cidadãos, pela melhoria da mobilidade urbana, e na proteção dos consumidores”, disse.

Juninho Aquino retorna à CMFor
O parlamentar afirmou que vai ser voz da periferia na Casa. Júlio Rocha Aquino Júnior é mais conhecido como Juninho Aquino. Tem 35 anos e é formado em Direito. Em abril de 2023, assumiu uma vaga na CMFor, ocupando o cargo de vereador durante o afastamento de Marcelo Lemos.
Base aliada
A movimentação reforça a presença do Avante na base aliada do prefeito Evandro Leitão e evidencia o grau de articulação entre o partido e o Executivo municipal.
Com a estratégia do rodízio, a sigla amplia sua visibilidade, fortalece lideranças internas e consolida espaço político em ano pré-eleitoral. Ao mesmo tempo, a Prefeitura garante mais fidelidade em votações na Câmara e mantém aliados ocupando funções estratégicas, tanto no Legislativo quanto em cargos comissionados do Executivo.