Em Sobral, Capitão Wagner fala dos Ferreira Gomes: "Grande briga interna para escolher o poste"

Wagner disse que a eleição tem tudo para ser decidida no primeiro turno

O União Brasil realiza neste sábado, 30, em Sobral, o primeiro de dez encontros regionais previstos para ocorrer até a eleição em outubro. Pré-candidato a governador, o deputado federal Capitão Wagner, presidente estadual do partido, falou da família Ferreira Gomes, líder política do município e do Estado. Wagner, assim como o deputado federal e anfitrião do evento, Moses Rodrigues, disseram que o grupo comanda o Ceará há 36 anos.

"Hoje a gente tem um grupo que tem 36 anos no poder. E hoje a preocupação deles é uma grande briga interna para decidir quem vai ser o poste que eles vão colocar lá", afirmou. "Quem é que eles vão colocar lá que vai obedecer às ordens deles".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado afirmou que a eleição pode ser definida já em 2 de outubro, sem segundo turno. "Essa eleição tem tudo para ser decidida no primeiro turno". E acrescentou: "Aquela estratégia de deixar um pouquinho de energia para ser usada no segundo turno, precisa guardar não. Tem de usar tudo no primeiro turno." O deputado mencionou a perspectiva de haver apenas três candidatos: do PDT, a ser definido, do Psol, Adelita Monteiro, e eles próprios. Outros partidos cogitam concorrer, como o PL, que também pode apoiar Wagner.

Ao mencionar o que considera 36 anos de governo do mesmo grupo, o que inclui desde o primeiro governo Tasso Jereissati (PSDB), iniciado em 1987, Wagner comentou as oportunidades que a população dá aos políticos. "O cearense é generoso, mas não é abestado".

Wagner ainda disse estar preocupado com o radicalismo na eleição. "Estou pedindo a Deus todo dia que a eleição aconteça em paz." Ele assegurou que fará campanha sem agredir, até para não se equiparar ao rival mais criticado. "É muito bonito criticar o Ciro (Gomes) que tá usando palavra de baixo calão, e fazendo o mesmo." Disse ainda: "Aqui ninguém vai falar da mãe de ninguém. Nós temos nível." 

Sobre políticas públicas, ele questionou inclusive a área tratada como vitrine do grupo Ferreira Gomes. "Não dá para achar que a educação do Ceará é a melhor educação do mundo, porque dá pra fazer muito mais".

O encontro ocorreu no Centro Universitário Inta (Uninta), da família do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil). Anfitrião do evento, ele também se referiu aos 36 anos de poder do mesmo grupo, desde a redemocratização. "Briga de um lado, briga do outro, mas sempre com poder na mão."

Ele reconheceu os méritos. "Esses 36 anos tiveram conquistas sim, não vamos dizer que tudo não prestou. Mas, nós tivemos nesses 36 anos muitas dificuldades. Quem é que concorda com esse modelo de segurança no Estado do Ceará?" Fez críticas também à área de saúde e falou dos milhões de desempregados.

"Vamos reconhecer as conquistas. No entanto, 36 anos é muito tempo. Coloca conquistas dentro de espaço de tempo de 36 anos, é muito tempo. As conquistas são muito pequenas."

Capitão Wagner "roubado"

Moses afirmou ainda que Capitão Wagner perdeu a última eleição para prefeito por causa de pesquisa. "Capitão Wagner foi roubado na última eleição, em 2020, em Fortaleza." Ele citou pesquisa Ibope que apontava José Sarto (PDT) com 61%, contra 39% de Wagner. Sarto foi eleito com 51,69% contra 48,31% do Capitão. Ele ainda apontou que a pesquisa teria sido manipulada pela imprensa, na divulgação. "Hoje, ele (Wagner) era pra ser prefeito de Fortaleza."

Moses disse que o Ibope não merece credibilidade e destacou a mudança de nome, para Ipec. "Ficou tão envergonhado pelas pesquisas que fizeram em Fortaleza e Caucaia", afirmou, apontando essa como a suposta razão para a mudança. O Ibope encerrou as atividades em janeiro de 2021, por causa do fim do acordo de licenciamento da marca. Em fevereiro de 2021, ex-executivos do instituto criaram o Ipec.

Vice-presidente da sigla, o deputado federal Heitor Freire afirmou que o União Brasil irá eleger a maior bancada de deputados federais e a maior bancada de deputados estaduais. Ele falou ainda de Dayany Bittencourt, casada com Wagner e que será candidata a deputada federal. Ela vem usando como nome "Dayany do Capitão". "Daiany será a mulher mais votada da história do Ceará", disse Freire.

Suplente de Wagner em Brasília, o deputado federal em exercício Nelho Bezerra fez, ao seu estilo, discurso de tom mais folclórico. Ele criticou o aumento da energia elétrica. "A Enel tem mais anos de roubo do que urubu de voo. Não podemos aceitar esse aumento que a Enel tá fazendo conosco."

Ao falar sobre Wagner, ele enfatizou: "Eu vi Deus na presença de um homem". Ele afirmou ainda que o Capitão o levou a mudar de nome: "Meu nome agora é Francisco Nelho Bezerra Capitão".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 Capitão Wagner eleição Ceará Cid Gomes Ciro Gomes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar