Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Eleições em Fortaleza: com 100% das urnas apuradas, Sarto e Capitão Wagner estão definidos no 2º turno

Confira a apuração do resultado dos votos de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11), das eleições municipais de 2020 para prefeitura de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará
17:09 | Nov. 15, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado às 23h08min 

Com 100% das urnas apuradas, José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) estão definidos no segundo turno para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Juntos, os dois candidatos somaram mais de 882 mil votos.

+ Eleições 2020: como está a votação dos vereadores de Fortaleza e a parcial das bancadas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O pedetista recebeu 35,72% dos votos válidos, sendo o mais votado. Já o candidato do Pros teve 33,32%, confirmando o segundo turno. Luizianne Lins (PT) ficou em terceiro com 17,76%, seguido por Heitor Férrer (SD), 4,93%, e Célio Studart (PV), 3,54%.

+ Eleições 2020: veja quem está na frente por zona eleitoral em Fortaleza

Na sequência, estão Renato Roseno (Psol), com 2,68%; Heitor Freire (PSL), com 1,66%, Anízio Melo (PcdoB), com 0,18%, Samuel Braga (Patriota), com 0,14% e Paula Colares (UP), com 0,07%.

Veja quantos votos cada candidato recebeu:

José Sarto (PDT) - 457.622

Capitão Wagner (Pros) - 426.803

Luizianne Lins (PT) - 227.470

Heitor Férrer (SD) - 63.199

Célio Studart (PV) - 45.369

Renato Roseno (Psol) - 34.346

Heitor Freire (PSL) - 21.210

Anízio Melo (PcdoB) - 2.264

Samuel Braga (Patriota) - 1.749

Paula Colares (UP) - 893

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Até o momento, foram apuradas 105 seções de 4.573 registradas em Fortaleza e contabilizados 31.479 votos, sendo 28.545 (90,68%) a candidatos a prefeito, 1.005 brancos (3,19%) e 1.929 nulos (6,13%).

Os dados sobre o resultado da apuração para prefeito em Fortaleza serão atualizados a partir da divulgação da contagem dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que serão contabilizados a partir das 17h de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11). Segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado final das eleições para prefeito em Fortaleza será divulgado em no máximo 5 horas após o fechamento das urnas. Mais informações sobre o processo eleitoral em Fortaleza serão divulgadas neste mesmo link ao longo do dia.

Demora em atualização da apuração de votos

A apuração de votos em todo Brasil sofreu atraso. Em Fortaleza, houve demora de cerca de duas para ocorrer atualização de dados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciou por meio de nota sobre a lentidão no processo de totalização dos votos.

"Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã."

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 

Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas

Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título


ELEIÇÕES 2020: 
A candidatura de vereadores

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>
> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar