Rainha Elizabeth: entenda a trajetória da monarca e morte

Entenda a trajetória da rainha Elizabeth, a sua vida e as causas da sua morte. Confira em nosso artigo aqui!

Após a morte da Rainha Elizabeth II ser divulgada nos portões do Palácio de Buckingham, no dia 8 de setembro de 2022, rumores sobre o que motivou o falecimento da soberana se espalharam pelas redes sociais.

No entanto, a morte de Elizabeth não teve nenhuma causa específica apontada pelos médicos da realeza. Assim, o motivo do falecimento da monarca foi em decorrência da idade avançada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela assistiu, durante 70 anos, diversas transformações culturais, tecnológicas, sociais e políticas.
Saiba tudo sobre a trajetória da monarca, rainha Elizabeth II e sobre a sua morte em nosso artigo.

Morte de Rainha Elizabeth: saúde e deveres públicos

Desde a última hospitalização, em 2021, a agenda da rainha teve uma redução drástica de compromissos, fazendo com que as aparições em público de Elizabeth ficassem cada vez menos infrequentes.

Quando vista, a monarca estava sempre acompanhada de uma bengala para auxiliar na caminhada.

Em fevereiro deste ano, ela contraiu coronavírus e, depois, disse ter ficado "muito cansada e exausta".
Apesar das especulações, a família real informou que a morte da soberana aconteceu de forma pacífica e com a presença dos filhos.

A rainha se tornou a soberana mais longeva da história da monarquia do Reino Unido.

Trajetória de Elizabeth II ao trono britânico

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos.
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos. (Foto: Reprodução)

A trajetória da rainha Elizabeth foi cheia de marcos históricos e escândalos na família real.

Confira a sua trajetória completa a seguir:

Nascimento

Quando Elizabeth II nasceu, ou Elizabeth Alexandra Mary, em Londres, no dia 21 de abril de 1926, passou a estar na linha de sucessão do trono inglês. Filha de Albert Frederick Arthur George, o Duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon.

Eles tiveram apenas duas filhas, sendo Elizabeth a mais velha e Margaret a mais nova.

Seu pai era o segundo na linha de sucessão do trono inglês do rei George V, seu avô, e ela se tornou a terceira na linha de sucessão quando nasceu, estando atrás de seu tio Edward, filho mais velho de George V, e do Duque de York, seu pai.

Como é costume na família real britânica, Elizabeth foi batizada na Igreja Anglicana e teve uma educação digna de sua posição.

Vale ressaltar que apesar de ser a terceira na linha de sucessão, caso o seu tio ou seu pai tivessem outros filhos, eles estariam à frente dela na linha sucessória. Isso porque havia a tradição de dar preferência para o primogênito.

Em 1936, seu avô faleceu e seu tio foi coroado e tornou-se Edward VIII. Mas o seu reinado durou menos de um ano, pois ele desistiu do trono para se casar com uma norte-americana, chamada Wallis Simpson.

Com isso, seu irmão e pai de Elizabeth foi coroado em 11 de dezembro de 1969, como George VI.

Juventude e participação na Segunda Guerra Mundial

O Reino Unido declarou guerra à Alemanha depois que a Polônia foi invadida por tropas germânicas, em 1939.

Assim, iniciou-se a Segunda Guerra Mundial que durou seis anos e foi responsável pela perda de várias vidas e muita destruição.

Por parte da guerra, Elizabeth residia no Castelo de Windsor. Entretanto, no último ano, ela aderiu ao Serviço Territorial Auxiliar, que era um grupo de mulheres voluntárias para várias funções no exército britânico. Então ela foi treinada como motorista e mecânica.

Quando a guerra acabou, Elizabeth tinha 19 anos e saiu às ruas para comemorar a vitória dos Aliados com sua irmã.

Casamento

Foto de 1947 mostra Elizabeth e seu marido Philip, com quem teve seus filhos; confira história de vida da rainha
Foto de 1947 mostra Elizabeth e seu marido Philip, com quem teve seus filhos; confira história de vida da rainha (Foto: AFP)

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casou-se com Philip, seu primo de segundo e terceiro grau e príncipe da Grécia e da Dinamarca.

Eles se conheceram em 1939, quando Elizabeth tinha apenas 13 anos e ela disse que estava apaixonada por ele. Com isso, eles começaram a trocar cartas.

Em 1947, ela ficou noiva e, em novembro, casaram na Abadia de Westminster, em Londres.

Entretanto, para que Elizabeth pudesse se casar, precisou abandonar os seus títulos das coroas dinamarquesas e grega e converter-se ao anglicanismo. E ele adotou o sobrenome Mountbatten, herdado de seus parentes britânicos.

Elizabeth e Philip, ao longo de sua vida com uma união que durou 73 anos, tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Philip faleceu em abril de 2021.

Coroação

Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido aos 25 anos no dia em que seu pai faleceu, em 6 de fevereiro de 1952. O Rei George VI estava com a saúde debilitada devido ao câncer de pulmão.

Os preparativos para a coroação duraram quase um ano e, no mesmo ano que sua avó faleceu, 1953, Elizabeth foi coroada rainha.


Mudanças durante reinado

Elizabeth II fez várias mudanças durante o seu reinado. Ela criou a Galeria da Rainha, que serve de exposição pública, dedicada à exibição de arte e objetos da Coleção Real.

O espaço foi criado em 1962, substituindo uma capela da década de 1840 que havia sido bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e que permaneceu em ruínas.

Em 1990, a Galeria da Rainha foi ampliada e modernizada. Isso também foi feito com a parte estrutural do palácio que estava com sérios problemas de manutenção, o que poderia causar inundação ou incêndio.

Polêmicas e destaques

Várias foram as polêmicas enfrentadas por Elizabeth durante os 70 anos de reinado. Ela conviveu com boatos sobre a sua suposta infidelidade, sendo casada com o príncipe Philip.

Dois dos seus filhos estiveram várias vezes nos tabloides britânicos envolvidos com escândalos.

O rei Charles III foi acusado de manter um relacionamento extraconjugal com seu amor de infância, mesmo depois de ter um casamento de cinema com a princesa Diana. Posteriormente, após a morte de Diana, ele se casou com ela.

Andrew foi apontado como agressor sexual de uma menor e teve os seus títulos militares retirados pela mãe no início deste ano.

Além deles, o seu neto, Harry, filho do rei Charles III e da princesa Diana, protagonizou um escândalo que abalou a família real: Meghan Markle, sua esposa deu uma entrevista a Oprah acusando a família de racismo.

Eles se casaram em 2020 e Harry tomou a decisão de deixar as suas funções da família real após o casamento com Meghan Markle.

People watch from the pavement as Guardsmen followed by a mounted policeman march into Buckingham Palace during the Changing of the Guard in London on July 23, 2012, four days before the start of the London 2012 Olympic Games. AFP PHOTO / ANDREW COWIE
People watch from the pavement as Guardsmen followed by a mounted policeman march into Buckingham Palace during the Changing of the Guard in London on July 23, 2012, four days before the start of the London 2012 Olympic Games. AFP PHOTO / ANDREW COWIE (Foto: Andrew Cowie)

Jubileus

O jubileu é o aniversário especial no reinado de um monarca. A rainha Elizabeth celebrou o seu jubileu de prata em 1977, de ouro em 2002, de diamante em 2012 e o de platina em 2022.

Em seu último jubileu também comemorou 70 anos de trono. O evento foi celebrado em toda a Grã-Bretanha com quatro dias de celebrações e um feriado nacional, entre os primeiros dias de junho deste ano.

É parte da comemoração que ela estivesse acompanhada por membros de sua família na varanda do Palácio de Buckingham.

A rainha Elizabeth II é a primeira monarca britânica a comemorar um Jubileu de Platina. Antes disso, a sua tataravó, a rainha Vitória, tinha o reinado britânico mais longo: ela ocupou o posto por 63 anos até morrer, aos 81 anos, em 1901.

Morte de Rainha Elizabeth: estado de saúde preocupou médicos

No início da manhã do dia 8 de setembro de 2022, o Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia inglesa, publicou nas contas oficiais da rainha nas redes sociais um anúncio comunicando ao público sobre o estado de saúde da regente:

"Seguido de mais avaliações nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados pela saúde de Sua Majestade, e recomendaram que ela permaneça sob observação médica. A rainha continua confortável e está em Balmoral."

Após a publicação do anúncio, foi noticiado que um avião particular levava sete membros da família real britânica até o aeroporto de Aberdeen, na Escócia.

Após o pouso, os familiares da rainha foram transportados até o castelo de Balmoral, a residência de verão tradicional da rainha, onde se encontrava desde julho.

Com o falecimento da rainha, o trono inglês foi ocupado por seu filho mais velho de 73 anos, Charles de Gales, ou seja, Charles III.

Qual foi a causa da morte da rainha Elizabeth?

Segundo o atestado de óbito da rainha Elizabeth, ela morreu por causas naturais, aos 96 anos.

Rainha Elizabeth deixa filhos, netos e bisnetos

A rainha-mãe e seu príncipe consorte, Philip, se uniram em matrimônio em 1947, mas sua história de amor começou bem antes, quando a monarca tinha apenas 13 anos de idade.

Elizabeth e Philip eram primos em segundo grau por descendência de Cristiano IX da Dinamarca, e de terceiro grau por parte da Rainha Vitória.

Elizabeth e Philip ficaram casados por 73 anos. O príncipe consorte faleceu em abril de 2021, aos 99 anos. Do longo relacionamento, a rainha deixa 4 filhos, 8 netos e 12 bisnetos. Com a morte da rainha, a coroa foi herdada por Charles, o filho mais velho.

Conclusão

A rainha Elizabeth reinou por 70 anos e tornou-se a soberana mais longeva da história da monarquia do Reino Unido.

Ao longo de 12 dias de funeral, o seu caixão ficou rodando o Reino Unido e vários protocolos foram ativados.

A rainha Elizabeth deixou um legado com muitas marcas políticas, econômicas e sociais.

Para análises mais aprofundadas sobre a morte e o legado da rainha Elizabeth, confira alguns textos dos nossos colunistas do OP+ e outros artigos de opinião de articulistas convidados.

Para saber mais sobre a monarquia britânica e as notícias mais relevantes sobre o reinado do rei Charles III, acesse a seção de notícias internacionais do O POVO.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rainha elizabeth rainha elizabeth morte rainha elizabeth causa morte rainha elizabeth saude  rainha causa da morte  elizabeth causa da morte monarquia britanica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar