Rainha Elizabeth: história de vida; nascimento, 1º amor e filhos

Rainha Elizabeth, que morreu hoje, teve um dos reinados mais longevos da história, chegando a marca de 70 anos de soberania. Conheça sua história de vida

O anúncio da morte da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, aos 96 anos, nesta quinta-feira, 8, causou grande impacto entre os seus súditos e admiradores ao redor do mundo. A monarca que era considerada a mais longeva dos últimos tempos, chegando a marca de 70 anos no trono britânico.

Rainha Elizabeth II: Com a morte da monarca, QUEM ASSUME?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Todos filhos da monarca, incluindo o sucessor do trono Charles, foram ao castelo de Balmoral, na Escócia, onde o corpo de Elizabeth II está localizado. O comunicado sobre o estado de saúde da rainha se deu depois dela cancelar presença remota em uma reunião do seu Conselho Privado.

Após especulações e o início da "London Bridge is down", o comunicado de sua morte foi colocado nos portões do Palácio de Buckingham.

Rainha Elizabeth: nascimento e infância

A rainha nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926, fruto da união entre Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Elizabeth era a terceira na linha de sucessão ao trono britânico, ficando atrás de seu tio Edward e seu pai, o duque de York.

Ainda na infância foi batizada na Igreja Anglicana, o que é costume da família real britânica. Apesar de ter umas das melhores educações da Inglaterra, a soberana não era a mais cotada para o título real, já que a preferência na linhagem seria de seu tio, e irmãos que porventura viesse ter.

Mas foi só então na década de 30 que Elizabeth viu uma mudança que representaria toda sua vida dali em diante acontecer. Com a morte de seu avô, o príncipe Edward assumiu o trono, porém reinou pouco mais de um ano, abdicando da coroa para se casar com uma norte-americana divorciada, padrão esse que fugia dos protocolos e regras reais.

Rainha Elizabeth: primeiro amor, casamento e filhos

A rainha-mãe e seu príncipe consorte, Philip, se uniram em matrimônio 1947, mas sua história de amor começou bem antes, quando a monarca tinha apenas 13 anos de idade. Elizabeth e Philip eram primos em segundo grau por descendência de Cristiano IX da Dinamarca, e de terceiro grau por parte da Rainha Vitória.

Elizabeth e Philip ficaram casados por 73 anos. O príncipe consorte faleceu em abril de 2021, aos 99 anos. Do longo relacionamento, a rainha deixa 4 filhos, 8 netos e 12 bisnetos. Com a morte da rainha, a coroa será herdada por Charles, o filho mais velho.

Rainha Elizabeth: coroação e ascensão ao trono

Elizabeth II assumiu o trono em 1952, mas só foi coroada no ano seguinte como soberana britânica. Era filha de Jorge VI e se tornou rainha por ocasião da morte de seu pai, o duque de York. Em 2022, a rainha recebeu o Jubileu de Platina em comemoração aos 70 anos de reinado. 

A representante da coroa inglesa teve sua liderança marcada ao presenciar momentos históricos durante seu reinado, entre eles a Segunda Guerra Mundial e o cenário pós-guerra, a corrida espacial e a chegada do homem à Lua, além da criação do Muro de Berlim e também a sua queda. Elizabeth também viu a invasão ao Iraque acontecer e a pandemia da Covid-19 iniciar. 

Ao longo de sua vida, Elizabeth também se envolveu em várias polêmicas com a família real ao revelar seu desapontamento com a separação da Diana e o filho, príncipe Charles. A mais recente aconteceu após declarações do neto Harry e sua esposa Megan Markle durante entrevista ao programa da Oprah. 

Novo rei adota o nome Charles III; ENTENDA

Mais sobre a morte da Rainha Elizabeth

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rainha elisabeth rainha elisabeth nascimento rainha elisabeth morreu rainha elisabeth historia rainha elisabeth filhos rainha elisabeth idade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar