Quem é Charles, novo rei da Inglaterra após morte da Rainha Elizabeth

Aos 73 anos de idade, Charles se torna o monarca britânico a assumir o trono, após morte da rainha Elisabeth II. Saiba mais sobre novo rei do Inglaterra

Após a morte da rainha Elisabeth II, anunciada nesta quinta-feira, 8, o trono britânico passa a ser ocupado por Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, filho primogênito da monarca.

Seguindo rigorosamente o protocolo Bridge - plano para o anuncio do falecimento da rainha e posse de seu sucessor -, Charles assume automaticamente a coroa após a morte da mãe, e se torna o rei do Reino Unido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

ENTENDA a monarquia britânica

De acordo com a linha sucessória do Reino Unido, caso Charles já tivesse morrido ou, por algum motivo, decidisse abdicar da coroa, o sucessor natural seria, pela ordem das idades, seus irmãos: Anne, seguida por Andrew e Edward.

Logo após a posse, o monarca tem como futuro sucessor imediato seu filho mais velho, William. O primogênito de William, George, é o terceiro na linha.

Aos 73 anos de idade, o até então príncipe de Gales chegou ao trono como o monarca britânico mais velho. Devido ao avanço da idade de Elisabeth II, Charles já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe. 

Agora, o novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro e realizar um pronunciamento à nação, além de viajar pelo Reino Unido.

Charles III: a escolha do nome real após morte da Rainha Elizabeth

Segundo os ritos oficias, ao assumir o trono, o herdeiro pode optar pela escolha de um novo nome. Em meio às especulações, o título escolhido pelo príncipe foi citado pela primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, ao se pronunciar sobre o falecimento da rainha Elisabeth II. 

"Nos próximos dias, nos reuniremos para celebrar sua extraordinária vida e seu legado. Ela era amada e adorada ao redor do mundo. Agora o reinado passa para o rei Charles III", disse a primeira-ministra.

Após a fala de Liz Truss, o título adotado pelo novo monarca britânico foi confirmado oficialmente pela família real. Sendo assim, o príncipe passará a ser chamado de Charles III. Segundo o Palácio de Buckingham, a mulher dele, Camilla, se tornou rainha consorte.

Anteriormente a Charles III, houve outros dois reis Charles: o rei Charles I, que reinou de 1625 a 1649, e o rei Charles II, que assumiu a coroa ainda criança, e reinou de 1660 até 1685.

Charles III: primeiro pronunciamento após morte de Elizabeth 

O rei Charles III, do Reino Unido, lamentou a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, em nota divulgada nas redes sociais da família real, que anunciou o pronunciamento como uma declaração da "majestade o rei".

Em comunicado, o novo monarca afirmou que o momento é de "grande tristeza" para ele e toda a família. Charles se disse enlutado pela morte de uma "soberana querida" e uma mãe "muito amada". "Sei que a perda dela será profundamente sentida ao redor do país, reinos e Comunidade das Nações, e por incontáveis pessoas ao redor mundo", ressaltou.

O rei acrescentou que, durante este período de luto e mudanças, sua família será confortada pelo respeito e afeto com o qual a rainha era tratada. 

Charles III: título de príncipe de Gales

Charles nasceu no Palácio de Buckingham às 21h14min do dia 14 de novembro de 1948. Filho de Elizabeth ll e o príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos –, o herdeiro do trono britânico recebeu inúmeros títulos de nobreza, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.

No entanto, o mais importante deles, antes da coroa, foi o título de Príncipe de Gales, criado para o herdeiro do trono britânico em 1969. 

Charles também foi o primeiro herdeiro da realeza a ir a escola e a se formar em uma universidade. O monarca frequentou a Cheam School, nos arredores de Londres, Gordonstoun, no norte da Escócia, e a Trinity College, onde estudou antropologia, história e arqueologia, antes de seguir a carreira militar bem-sucedida, que se estendeu até 1976.

Charles III: casamento com Diana

Charles se casou em 29 de julho de 1981, com Diana Spencer, que na época tinha apenas 19 anos, e não possuía título de realeza. 

A cerimônia, celebrada na Catedral de Saint Paul, em Londres, foi intitulada de "casamento do século", sendo assistida presencialmente por mais de 3 mil convidados e televisionada em 74 países.

Durante o matrimonio, Charles e Diana tiveram dois filhos: William, em 1982, e Harry, em 1984. No entanto, em 1992, devido à problemas conjugais, o casal decidiu se separar.

A princesa atribuiu a separação a um relacionamento extraconjugal vivido pelo príncipe herdeiro, com Camilla Parker Bowles, sua atual esposa. 

O divorcio foi assinado em 1996, um ano antes da morte de Lady Di em um acidente de trânsito em Paris, em 31 de agosto de 1997, enquanto fugia de um paparazzi. Após a tragédia, Charles assumiu a guarda dos filhos. 

Charles se casou novamente quase oito anos após a morte de Diana, em 2005, dessa vez, com Camilla, considerada pivô de sua separação com Lady Di. Ela se tornou, então, duquesa da Cornualha. Agora, a pedido da rainha Elisabeth II, se tornará “rainha consorte”. 

Charles III: herdeiros do novo rei

Charles III teve dois filhos com sua primeira esposa, a princesa Diana, são eles: William, Duque de Cambridge, e Harry, Duque de Sussex. Ambos se casaram e também tiveram filhos, totalizando cinco netos ao monarca. 

Os netos são George, Charlotte e Louis, filhos de William e Kate Middleton; e Archie e Lilibet Diana, filhos de Harry e Meghan.

Velório da Rainha Elizabeth: CONFIRA como será cerimônia que dura 10 dias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rainha elizabeth principe charles rei charles iii morte rainha elizabeth novo rei inglaterra rei inglaterra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar